5 carros SUVs mais vendidos no Brasil em 2021

5 carros SUVs mais vendidos no Brasil em 2021

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 26 de Dezembro de 2021 às 09h30
Divulgação/Hyundai

O ano de 2021 consolidou os carros do segmento de SUVs como queridinhos do Brasil e emplacou diversos modelos na lista dos mais vendidos do país mês após mês. Agora, chegou a hora de saber os 5 SUVs mais vendidos entre janeiro e dezembro.

O levantamento feito pelo Canaltech considerou os números divulgados após o fim de cada período pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre os pontos curiosos da lista, dois valem ser destacados: a presença de dois modelos de uma mesma fabricante entre os 5 SUVs mais vendidos e a manutenção do Chevrolet Tracker, mesmo diante de seguidas paralisações nas fábricas da Chevrolet por conta da falta de insumos.

5. Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker sofreu com a crise dos chips, mas está entre os SUVs mais vendidos de 2021 (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Vamos abrir a lista dos 5 carros do segmento de SUVs mais vendidos em 2021 justamente com o Chevrolet Tracker, um dos mais prejudicados pela crise global dos semicondutores no Brasil.

O modelo da GM passou por apuros nos meses de junho e julho, no qual vendeu, respectivamente, 990 e 244 unidades. Mesmo assim, se recuperou a partir de agosto e fechou o ano com 47.137 unidades emplacadas.

4. Volkswagen T-Cross

Volkswagen T-Cross é o representante da marca alemã na lista de SUVs mais vendidos (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

A quarta posição na lista dos SUVs mais vendidos do Brasil entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro de 2021 vai para o Volkswagen T-Cross.

O modelo da marca alemã ficou fora do top 5 mensal somente em julho, quando foi superado pelo “irmão” Nivus, mas, de qualquer forma, cavou uma vaguinha na lista, com 58.741 unidades vendidas no país.

3. Hyundai Creta

Novo visual do Hyundai Creta gerou polêmica, mas consumidores aprovaram (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O Hyundai Creta mudou de visual e, apesar de ter sido considerado polêmico por parte da mídia especializada, caiu no gosto dos consumidores. O modelo da marca sul-coreana chegou a liderar o segmento de SUVs em novembro, com 6.099 unidades vendidas.

Presença constante entre os 5 SUVs mais vendidos em 2021 desde janeiro, o Hyundai Creta teve 62.033 unidades vendidas no período apurado pela reportagem do Canaltech.

2. Jeep Compass

Jeep Compass fechou 2021 como segundo SUV mais vendido do Brasil (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Lembra que dissemos que uma marca cravou dois espaços entre os 5 SUVs mais vendidos do Brasil em 2021? A fabricante é a Stellantis, e o primeiro desses carros é o Jeep Compass.

O modelo teve 67.622 novas unidades comercializadas no período e chegou a liderar o segmento nos meses de agosto e setembro, quando vendeu, respectivamente, 6.819 e 6.823 carros no país.

1. Jeep Renegade

Jeep Renegade foi o SUV campeão de vendas no Brasil em 2021 (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O campeão entre os SUVs mais vendidos no Brasil em 2021 também é da Stellantis e da Jeep. Estamos falando do Renegade, que totalizou 71.913 emplacamentos durante os 11 meses e meio contabilizados para este ranking.

O Jeep Renegade só não ocupou a primeira posição entre os SUVs mais vendidos nos meses de março, agosto, setembro, novembro e dezembro. Nos outros oito, reinou soberano e, por isso, fecha 2021 com o título de SUV mais vendido do Brasil.

Com informações: Fenabrave

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.