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Chevrolet retoma fabricação do Onix e Tracker e descarta retirar componentes

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Setembro de 2021 às 10h10

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Divulgação/Chevrolet
Divulgação/Chevrolet

Principais carros-chefes da Chevrolet no Brasil, o hatch Onix e o SUV Tracker decepcionaram nas vendas em agosto. O Onix, que foi o mais vendido do país durante seis anos, emplacou somente 410 unidades e fechou o período na 58ª posição. A Tracker, por sua vez, ficou em 31º, com 1.229 licenciamentos. O veículo mais vendido pela marca no mês foi a S10, que fechou o top 10 com 4.798 unidades emplacadas.

De olho na queda das vendas de dois de seus maiores atrativos, a montadora anunciou mudanças. Santiago Chamorro, novo presidente da empresa para a América do Sul, revelou a receita para recuperar o tempo perdido após a fábrica ter ficado fechada por cinco meses devido à crise dos semicondutores.

“Vamos dobrar a produção de Onix e Tracker, e estou anunciando a volta do segundo turno a partir de segunda-feira (27) em Gravataí (RS)”, comentou o executivo, decretando que todas as unidades da montadora, incluindo as do estado de São Paulo (São Caetano do Sul e São José dos Campos), que já cumpriam a determinação, adotarão o mesmo esquema de trabalho.

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Chamorro admitiu que a crise de abastecimento dos semicondutores segue assombrando a Chevrolet e que, por isso, tomou a iniciativa de retomar os trabalhos em dois períodos. “A situação de semicondutores continua volátil e vamos precisar continuar trabalhando em cima do momento, quase que 'just in time'. Não podemos falar que o problema passou, vai continuar, e é preciso ficar muito atento ao problema”.

Onix e Tracker completos

Durante a entrevista coletiva virtual, o presidente da General Motors para a América do Sul foi questionado se a Chevrolet seguirá o exemplo da Volkswagen, que resolveu retirar alguns componentes de modelos como Fox, Nivus e Virtus para minimizar os efeitos da falta de peças. Chamorro, no entanto, foi taxativo.

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“Não podemos mexer na característica de nosso produto, no diferencial, no que os nossos clientes buscam”, cravou. O executivo afirmou, no entanto, que “estuda alternativas” para evitar que um novo fechamento de alguma fábrica ocorra no futuro justamente pelo desabastecimento de componentes para a fabricação dos carros.

Recuperação já começou

A adoção dos dois turnos de trabalho em Gravataí deve impulsionar ainda mais a reação que já teve início na virada do mês. De acordo com o site da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), o Onix vendeu, até esta quinta-feira (23), 3.170 unidades e está em 5º lugar no ranking.

O Tracker, que fechou agosto muito mal colocado, também subiu consideravelmente e está no 11º posto, com 2.194 emplacamentos. Outro destaque é o Onix Plus, que teve 2.438 carros emplacados e ocupa a 7ª posição.

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Fonte: Motor1Fenabrave