Carros eletrificados ultrapassam os a diesel na Europa pela primeira vez

Por Felipe Ribeiro | 04 de Novembro de 2020 às 09h19
Matheus Argentoni/Canaltech

Depois de alguns estudos revelarem que, no futuro, os carros elétricos aumentarão sua participação de mercado de modo exponencial, o presente nos indica que isso pode ocorrer de fato. Segundo levantamento feito pela consultoria Jato Dynamics, os carros eletrificados — ou seja, elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves — venderam mais do que os movidos a diesel no mês de setembro na Europa.

Com um mercado combalido pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), algumas peculiaridades começam a surgir, sobretudo naquele continente, lugar onde os veículos eletrificados têm uma enorme variedade. E isso se refletiu nas vendas desse tipo de produto, que agora atingem a marca de 25% de participação, ultrapassando por pouco os carros a diesel, que antes eram os mais populares e hoje somam 24,8%. Na comparação com setembro do ano passado, o aumento no número de emplacamentos de carros eletrificados na Europa foi de 139%, com a soma total de 327.800.

Entre as marcas, destaque para a Toyota, que lidera o segmento de eletrificados há alguns anos com modelos como o Prius, RAV4 e o Corolla. Já a Volkswagen, segue de perto a montadora japonesa, emplacando o segundo lugar no continente, enquanto nas variantes por tipo a Mercedes lidera entre os híbridos plug-in e a Tesla domina os 100% elétricos.

Carros como o Golf GTE seguem em alta na Europa/ Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Aqui no Brasil a realidade desses automóveis começa a mudar, com as empresas apostando cada vez mais em modelos eletrificados. A Toyota, por exemplo, comercializa seus principais produtos aqui. Já a Volvo tem toda sua linha comercializada no país com ao menos uma versão híbrida plug-in, como o SUV compacto premium XC40 T5 R-Design, já testado pelo Canaltech.

Fonte: Inside EVs

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.