Publicidade

GMC Hummer EV | Testamos a picape elétrica de 1.000 cv rival da Tesla Cybertruck

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Agosto de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/ General Motors
Divulgação/ General Motors

As picapes são os carros preferidos dos Estados Unidos. Por lá, mais de 40% do mercado é dominado por essa categoria, que tem produtos excelentes e dos mais variados. E, claro, o segmento automotivo mais importante do país não passaria em branco na transformação elétrica, nem mesmo aqueles modelos considerados "de nicho".

A GMC, marca pertencente à General Motors, fabrica algumas dessas picapes. Entre elas, a popular e estilosa Hummer, objeto de desejo de muitas pessoas nos EUA. Invariavelmente grandes, potentes e estilosas, as picapes e SUVs sob esse nome carregam muita tecnologia e podem ser a base perfeita para inovações.

O Canaltech foi até Milford, nos arredores de Detroit, em Michigan/EUA, para conhecer o campo de testes da General Motors e viu de pertinho a GMC Hummer EV, um dos carros mais impressionantes que já passaram por nossa cobertura automotiva. E, sim, tudo o que falamos acima pode ser comprovado com essa picape 100% elétrica.

Continua após a publicidade

Sim, ela impressiona porque tem muita tecnologia e robustez, mas nos deixou boquiabertos porque conseguiu aproveitar tudo isso para criar a simbiose perfeita com três motores elétricos que lhe rendem espantosos 1.013cv, 156,9 kgf/m de torque e 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, mesmo pesando mais de 4 toneladas.

Além disso, seus modos de ação e os recursos que utiliza para vencer os obstáculos a transformarão em um projeto histórico e vencedor. Confira abaixo como foi a nossa experiência com a GMC Hummer EV.

GMC Hummer EV: Primeiras Impressões

Continua após a publicidade

Os carros elétricos possuem uma característica própria: torque imediato. E picapes são conhecidas por seu torque alto, já que precisam de força para o trabalho e também para percorrer os terrenos mais complicados. Agora esqueçam tudo o que vocês conhecem de torque imediato e força... porque a GMC Hummer EV eleva isso a níveis completamente descomunais.

Não bastassem os 1.013cv da picape, ela também tem um torque brutal de 156.9 kgf/m, que nada mais é do que a soma da força dos três motores elétricos distribuídos na plataforma Ultium e nos eixos; sendo um no dianteiro e dois no traseiro. Com isso, a caminhonete consegue vencer praticamente qualquer obstáculo e acelerar como um verdadeiro esportivo, te colando no banco a cada pisada no acelerador.

Além de toda a força, a Hummer EV conta com um belo trabalho da engenharia e da tecnologia para ser um verdadeiro monstro off-road. Um dos destaques em termos de recursos tecnológicos é o "modo caranguejo", que faz a picape andar em diagonal para sair de situações mais complicadas. Esse modo, aliás, só é possível porque as rodas traseiras da Hummer EV também esterçam. Segundo a marca, a inclinação é de 10º, o que já dá uma sensação bem diferente em curvas.

Continua após a publicidade

Na versão topo de gama, a autonomia da Hummer EV será de mais de 500km e o carregamento rápido estará disponível, graças justamente à plataforma Ultium, que lhe garante esse powertrain extremamente eficiente. Essa tecnologia, aliás, também estará presente em outra picape elétrica do grupo GM, a Chevrolet Silverado EV, já confirmada para o Brasil.

Conectada e semiautônoma

Além de ser monstruosa em termos mecânicos, a GMC Hummer EV esbanja conectividade e tecnologias de assistência ao motorista. De série, ela vem com o que a General Motors tem de melhor nesse sentido, com conexão 4G nativa e um robusto pacote de recursos que ajudam o motorista tanto na cidade quanto na terra.

Continua após a publicidade

Entre esses recursos está o conjunto de câmeras que proporciona 18 visões diferentes em torno da picape. Com isso, é possível enxergar obstáculos complicados e passar por caminhos tortuosos sem maiores problemas. Além disso, a Hummer EV conta com o Super Cruise II, que dá ao motorista uma experiência avançada de condução autônoma.

Alocado no nível 3, o Super Cruise acelera, freia, ultrapassa e muda a Hummer EV de faixa sozinho, experiência um pouco melhor do que a que tivemos com o Chevrolet Bolt EUV.

Continua após a publicidade

GMC Hummer EV: Se daria bem no Brasil?

Com um agronegócio pujante, sobretudo no interior do país, certamente haveriam clientes dispostos a arcar com o preço de uma GMC Hummer EV. O modelo experimentado pelo Canaltech é avaliado em US$ 110.295 ou R$ 570 mil, na conversão direta e sem impostos.

Os problemas por aqui, principalmente se os clientes forem mesmo no interior, seriam para o carregamento do carro. Mesmo com a alta oferta de placas fotovoltaicas, a cultura do consumo de picapes full size, como a RAM 3500 seria um outro empecilho.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a Hummer EV, ao menos em termos de capacidade de carga, não brilharia os olhos dos produtores brasileiros. Segundo a GMC, sua capacidade máxima no modelo topo de gama é de 590kgs. O destaque em termos de trabalho, porém, seria para o reboque, com limite de 3.400kgs.