5 motivos para COMPRAR o BYD Yuan Plus
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O BYD Yuan Plus, SUV 100% elétrico da montadora chinesa, chegou ao Brasil com predicados suficientes para incomodar os principais players do segmento, como Jeep Compass e Honda HR-V, e se tornar um dos mais vendidos do país futuramente.
- Review BYD Yuan Plus | SUV chinês será “pedra no sapato” dos rivais
- 5 motivos para NÃO comprar o BYD Yuan Plus
Depois de passar um tempo com o carro e elaborar um review completo sobre ele, a reportagem do Canaltech também listou 5 pontos de destaque no surpreendente SUV chinês.
BYD Yuan Plus: Público-alvo
O BYD Yuan Plus veio ao Brasil com um propósito bem definido: atender ao público que vê com bons olhos o futuro dos carros elétricos e quer experimentar o segmento, mas não tem condições financeiras de investir em um modelo mais premium, como o próprio BYD Tan — com preços na faixa dos R$ 500 mil.
O SUV “de entrada” da marca não traz em seu interior todo o luxo e o conforto do irmão que abriu os caminhos da BYD no Brasil, mas, nem por isso, deixa de oferecer itens interessantes, como a central multimídia giratória ou o pequeno, mas eficiente, cluster digital.
Confira abaixo a lista com 5 motivos para você COMPRAR o BYD Yuan Plus.
5. Inteligência artificial “amiga”
Em tempos de polêmicas envolvendo ChatGPT e outras formas de inteligência artificial, nada melhor do que um carro com uma IA amiga, não é verdade? E a do BYD Yuan Plus é um ótimo exemplo disso.
Um dos recursos presentes no SUV chinês faz com que uma voz feminina avise ao motorista e ao ocupante do banco dianteiro, caso haja esquecimento, sobre a necessidade de afivelar corretamente o cinto de segurança.
Basta sair com o carro sem a proteção para que a IA amiga avise, em bom português (e com sotaque de Portugal): “Por favor, para sua segurança, afivele o cinto de segurança”. Por tudo isso, esse item abre a lista dos 5 motivos para COMPRAR o BYD Yuan Plus.
4. Pacote de auxílio ao motorista
Além da Inteligência Artificial com sotaque português, o BYD Yuan Plus conta com outros recursos muitas vezes oferecidos apenas em modelos do segmento premium, ou seja, em uma faixa de preço bem mais elevada do que a cobrada pela montadora por seu SUV elétrico de entrada — R$ 269.990.
O pacote de auxílio ao motorista, por exemplo, é extremamente completo e útil para o dia a dia. Durante os testes da reportagem do Canaltech, sinais sonoros e visuais eram emitidos sempre que um ciclista ou um pedestre em vias de atravessar a rua surgiam pelo caminho.
A câmera 360º também é um show à parte e uma excelente mãozinha para quem costuma ter dificuldades na hora de manobrar carros do tamanho de um SUV como esse, que mede 4.455 mm de comprimento, 4.455 mm, 2.720 mm de entre-eixos,1.875 mm de largura e 1.615 mm de altura.
3. Design interior
O terceiro item na lista de 5 motivos para COMPRAR o BYD Yuan Plus provavelmente não agradará a todos, mas, para a reportagem do Canaltech, se tornou uma atração e tanto: o design interior, que mistura elementos futuristas, como o câmbio em forma de manche de avião, com outros bem inusitados.
A montadora, não se sabe o motivo, resolveu inovar no porta-objetos das portas dianteiras e trocou o tradicional acabamento em plástico por cordas similares às utilizadas em varais de pendurar roupas.
O mais estranho de tudo (e mesmo assim nós gostamos) é que elas emitem sons, em diferentes acordes. Não é preciso dizer que em muitas oportunidades nos pegamos tentando tocar Smoke on the Water, do Deep Purple, enquanto esperávamos o trânsito andar ou o filho sair da escola, né?
2. Desempenho e dirigibilidade
O penúltimo item da lista de 5 motivos para COMPRAR o BYD Yuan Plus é, na verdade, um combo formado por desempenho + dirigibilidade. O motor elétrico instalado no eixo dianteiro dá ao motorista 204cv de potência e torque instantâneo de 31,6 kgf/m.
O comportamento do SUV diante desta entrega imediata é o melhor possível. O BYD Yuan Plus tem três variantes de condução (Eco, Normal e Sport) e dois modos de acerto de volante (esportivo e normal). Dependendo da escolha, o SUV muda um pouco o comportamento dinâmico, especialmente nas curvas em velocidades um pouco mais elevadas.
Independentemente do modo selecionado, o Yuan Plus é ágil e passa uma enorme sensação de segurança, com excelente estabilidade e rigidez torcional da carroceria satisfatória, apesar de algumas eventuais rolagens mais bruscas durante a condução.
Segundo a BYD, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 160 km/h. Não chegamos a fazer o teste por questões de segurança, mas o “coice” ao pisar fundo no acelerador é, sem dúvida, bastante forte.
1.Autonomia
Fechando a lista de 5 bons motivos para comprar o BYD Yuan Plus está a autonomia. E por que esse motivo é importante? Porque o BYD Yuan Plus, independentemente das novas determinações do Inmetro, entrega o que promete. E até mais.
A autonomia declarada do SUV elétrico, antes da nova portaria exigindo os números PBEV, era de 458 quilômetros por ciclo. Agora, a informação é de que o Yuan Plus roda “apenas” 294 km a cada carga completa.
O que se viu, na prática, no entanto, foi surpreendente, e muito mais fiel aos números originais do que aos revisados. Ao contrário de muitos modelos elétricos que já testamos, em que basta uma acelerada mais forte para a bateria “evaporar”, o BYD Yuan Plus e seu conjunto Blade rodaram 462 km e encerraram o período com a reportagem com 22 km no “tanque”.