5 motivos para NÃO comprar o BYD Yuan Plus
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

O BYD Yuan Plus é um SUV 100% elétrico de uma das mais fortes montadoras de carros da China, e foi trazido ao Brasil para mostrar aos fabricantes locais que é possível oferecer um produto de alta qualidade por um preço competitivo.
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- 5 motivos para COMPRAR o BYD Yuan Plus
A reportagem do Canaltech passou um tempo de posse do modelo e pôde usufruir, na prática, de todas as modernidades do carro. As principais foram apontadas em 5 motivos para comprar o BYD Yuan Plus:
- Inteligência artificial “amiga”
- Pacote de auxílio ao motorista
- Design interior com “violões” a bordo
- Desempenho e dirigibilidade
- Autonomia
BYD Yuan Plus: Público-alvo
O BYD Yuan Plus veio ao Brasil com um propósito bem definido: atender ao público que vê com bons olhos o futuro dos carros elétricos e quer experimentar o segmento, mas não tem condições financeiras de investir em um modelo mais premium, como o próprio BYD Tan — com preços na faixa de R$ 500 mil.
O SUV “de entrada” da marca não traz em seu interior todo o luxo e o conforto do irmão que abriu os caminhos da BYD no Brasil, mas nem por isso deixa de oferecer itens interessantes, como a central multimídia giratória ou o pequeno, mas eficiente cluster digital.
Mas, para além do que é destaque positivo no carro, também há questões que podem ser facilmente corrigidas em futuras versões, mas que podem levar o consumidor mais exigente a repensar a compra e acabar fechando com SUVs de montadoras rivais. E é pensando nisso que o Canaltech lista 5 motivos que talvez façam você repensar a compra do BYD Yuan Plus.
5 motivos para não comprar o BYD Yuan Plus
5. Memória de banco
O BYD Yuan Plus tem um pacote excepcional de itens de conforto, conectividade e tecnologia, muitos deles inéditos até mesmo em modelos mais premium à venda no Brasil. Por outro lado, acabou escorregando em detalhes que dificilmente deixariam o modelo muito mais caro, mas facilitariam a vida do consumidor.
O primeiro deles é a memória de banco. Presente até mesmo em carros bem mais velhos, ela é útil principalmente para quem precisa dividir o volante com outro motorista na família ou, então, costuma parar o carro em estacionamentos.
Afinal, se contasse com o recurso, bastaria um toque no botão para que o banco e os retrovisores externos retornassem para a previamente marcada. O BYD Plus, infelizmente, não tem essa funcionalidade. Portanto, esse é um dos motivos para NÃO comprar o SUV chinês.
4. Ajuste manual banco passageiro
Mais um detalhe bobo e, portanto, fácil de ser sanado, caso a BYD queira. O ajuste do banco do motorista, como esperado, é elétrico, mas o do passageiro segue manual, feito por uma alavanca posicionada abaixo do assento.
Em um carro que beira R$ 270 mil, colocar o ajuste elétrico também para o passageiro da frente talvez não custasse tanto, não é mesmo? E certamente deixaria mais satisfeito quem já está acostumado com esse conforto.
3. Abertura e fechamento do porta-malas
A abertura e o fechamento manual do porta-malas talvez seja uma das maiores falhas do BYD Yuan Plus. Automatizar essas funções é algo comum até mesmo em carros de valor bem menor.
Por conta disso, a colocação do item seria uma facilidade que quem busca por um SUV com bom espaço para compras e bagagens procura. Faltou atenção aí, hein BYD?
2. Cluster digital
Apesar de bonito e repleto de informações, o compacto cluster digital do BYD Yuan Plus tem um sério problema: a dificuldade de acesso às informações, ou seja, a falta de intuitividade.
A missão de descobrir como alternar entre as principais informações mostradas no painel digital de 5 polegadas foi hercúlea. Foi após muito custo, na base da tentativa e erro, que descobrimos como alternar os dados do odômetro e outras informações por meio de um botão posicionado na ponta de uma das alavancas próximas ao volante.
1. Preço do seguro e franquia
O último dos 5 motivos que podem fazer o consumidor NÃO comprar o BYD Yuan Plus é o preço do seguro. Por se tratar de um carro elétrico, segmento ainda novo no Brasil, e de uma montadora chinesa, sem tanta tradição no país, as seguradoras tendem a cobrar alto pela apólice.
Em uma hipotética cotação online realizada pelo Canaltech em uma das mais conceituadas seguradoras do Brasil, com base no perfil do repórter responsável pelo teste, a alíquota aplicada foi bem superior à cobrada por modelos nacionais — normalmente entre 4% e 5%.
De acordo com o levantamento, o valor do seguro de um BYD Yuan Plus é de R$ 17.149 por ano, tanto para pagamento à vista quanto para o parcelado, em 12x de R$ 1.429,10. O valor representa aproximadamente 7% do preço do carro, que segue à venda por R$ 269.990. A franquia da apólice cotada pela reportagem foi ainda mais assustadora: R$ 65.305, valor suficiente para comprar um carro popular.