Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BYD registra no Brasil Destroyer 05, sedan híbrido que vai brigar com Corolla

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Março de 2022 às 16h30

Link copiado!

Reprodução/Carnews China
Reprodução/Carnews China

A BYD, fabricante de carros da China que já lançou no Brasil o SUV de 7 lugares Tan e em breve trará o sedan esportivo Han, cumpriu a promessa de entrar no mundo dos híbridos acessíveis e já escolheu o primeiro alvo: o Toyota Corolla.

A montadora registrou junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) um sedan híbrido plug-in que, na China, era vendido com o nome de Qin Plus, mas será rebatizado com um nome bastante sugestivo na briga com o modelo japonês: Destroyer 05.

A iniciativa de renomear o sedan, no entanto, não tem pura e simplesmente a intenção de ameaçar o reinado do Toyota Corolla, um dos carros mais vendidos da história. Ela faz parte da estratégia da BYD de trocar os nomes de dinastias chinesas (Han, Tan, Qin) pelos de navios de guerra.

Continua após a publicidade

A partir de agora, os sedans lançados pela BYD serão chamados de Destroyer + o número que indicará a variação, os crossovers receberão o nome de Cruiser, também acompanhados por números, e as vans compactas adotarão o nome Landing Ship. A Chery, também de origem chinesa, já faz isso com os modelos da linha Tiggo.

Como é o Destroyer 05, “destruidor de Corolla”?

O BYD Destroyer 05, ao contrário do Tan e do Han que o leitor do Canaltechjá conhece, não é 100% elétrico. O sedan que vem disposto a tirar o lugar do Corolla no coração dos brasileiros é uma versão reestilizada do Qin Plus, sucesso no mercado da China.

Continua após a publicidade

As dimensões do sedan são um pouco maiores do que as do rival japonês. O BYD mede 4.780 mm de comprimento por 1.837 mm de largura e 1.495 mm de altura e tem distância entre-eixos de 2.718 mm, contra 4.630 mm x 1.780 mm x 1.455 mm x 2.700mm do Corolla.

Se vier ao Brasil com o mesmo conjunto mecânico utilizado no Qin Plus, o Destroyer 05 terá sob o capô um motor 1.5 16V a gasolina de 110 cavalos, que trabalhará em conjunto com um elétrico de 197 cavalos, oferecendo potência combinada de 217 cavalos e 32,2 kgfm de torque ao motorista.

A combinação parece atraente para o mercado nacional, já que promete autonomia de 96 quilômetros no modo elétrico puro, além de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e consumo médio de 26,3 km/l — superior, por exemplo, ao do Kia Stonic, SUV híbrido que já está à venda por aqui.

Continua após a publicidade

Em termos de tecnologia e conforto, o Destroyer 05 terá o mesmo padrão apresentado no Han e no Tan, ou seja, com atributos para brigar — e quem sabe superar — o Toyota Corolla em uma briga direta. O cluster digital é de 8,8 polegadas, enquanto o multimídia de 15,6 polegadas sai da posição horizontal para a vertical ao toque de um botão.

Preço e disponibilidade do Destroyer 05

O “destruidor de Corolla” ainda não tem data certa para chegar ao Brasil, tampouco preço definido para buscar uma boa colocação em seu segmento no mercado.

A julgar pelas declarações dos executivos à reportagem do Canaltech durante a apresentação do Tan, no entanto, pode-se esperar que o Destroyer 05 seja posicionado em uma faixa de preço inferior aos modelos elétricos, na casa dos R$ 200 mil no 2º semestre de 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: CarNews China, ChinaPev, Carinotgo e Quatro Rodas