BYD confirma produção de carros híbridos flex no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Depois de revelar quais serão os dois primeiros modelos a entrar na linha de montagem da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, a BYD confirmou mais um passo do plano rumo à estabilização definitiva no mercado automotivo brasileiro.
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Alexandre Baldyn, um dos membros mais importantes do conselho da montadora chinesa no Brasil, anunciou que a BYD terá um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento focado única e exclusivamente no desenvolvimento de motores com a tecnologia híbrido flex.
O compromisso foi assumido após uma conversa entre o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e os executivos da BYD na China. A ideia é fazer com que todos os carros híbridos produzidos no país rodem também com etanol.
A revelação de Baldyn vem de encontro com o que a própria vice-presidente global da marca, Stella Li, havia comentado recentemente. Segundo a executiva, o modelo que fará a estreia da nova tecnologia na linha será justamente o Song Plus DM-i, híbrido mais vendido da BYD em julho de 2023.
BYD vai investir pesado na Bahia
A inauguração de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é apenas uma parcela do investimento significativo que a BYD prometeu fazer na região ao assumir as antigas instalações da Ford.
No total, estão previstos investimentos na casa de R$ 3 bilhões, com uma parte do valor direcionado para a fabricação de carros híbridos flex e 100% elétricos (como o Dolphin), outra para ônibus e veículos elétricos pesados e, também, para processamento de lítio e demais materiais que compõem a bateria.
A expectativa é que a chegada da BYD a Camaçari também abra uma oferta de pelo menos 5 mil novas vagas de emprego. A montadora chinesa já começou a receber currículos de trabalhadores interessados e prometeu prestigiar a mão de obra nativa da região.