Publicidade

BYD avança para ter fábrica de carros elétricos na Bahia

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Novembro de 2022 às 20h15

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

A BYD, montadora chinesa de carros elétricos, está muito próxima de concretizar o sonho que revelou há algum tempo com exclusividade ao Canaltech: fabricar seus próprios carros no Brasil. A dúvida é sobre o local onde será sua fábrica: Camaçari, nas instalações que a Ford ocupou até 2021; ou uma fábrica “zero”, em Salvador, capital baiana.

Rui Costa, governador do estado da Bahia, foi quem deu o “furo” para o pessoal do site Bahia Notícias. Segundo Costa, o anúncio formal será feito no dia 13 de dezembro, acompanhado do lançamento de uma concessionária BYD na Bahia e do cronograma de trabalhos que será estabelecido na futura fábrica.

Até o momento, a BYD já anunciou quatro lançamentos de carros elétricos no Brasil, três deles já testados pela reportagem do Canaltech: o sedan Han, o SUV de 7 lugares Tan e o híbrido plug-in Song Plus DM-i. O BYD Yuan, SUV 100% elétrico, também está confirmado para chegar em breve e, em 2023, virão o Dolphin e o Seal.

Continua após a publicidade

BYD adota cautela e nega acerto

Apesar de o próprio governador da Bahia ter adiantado o acerto com a BYD, a marca adotou cautela ao ser abordada sobre o assunto.

A reportagem do Canaltech apurou com fontes próximas à montadora chinesa que há, realmente, conversas avançadas para que as antigas instalações da Ford, em Camaçari, se tornem a “casa” da BYD na Bahia para a fabricação de carros elétricos no Brasil. Mas o acerto ainda não foi sacramentado.

Continua após a publicidade

Até o momento, segundo o apurado, o que há assinado é um “protocolo de intenções" com as autoridades locais. Qualquer nova informação oficial só será divulgada quando BYD e governo da Bahia estiverem com os detalhes e pormenores contratuais “100% definidos”.

A BYD já está no Brasil desde 2014 e, na verdade, tem uma fábrica em funcionamento por aqui. As instalações de Campinas (SP), no entanto, são dedicadas à produção de painéis fotovoltaicos e de chassis para ônibus elétricos.