BYD promete trazer sedan e hatch elétricos para o Brasil em 2023
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD está preparando um pacote bastante interessante para trazer ao Brasil em 2023. A reportagem do Canaltech apurou, durante o test-drive com o Song Plus DM-i, primeiro SUV híbrido da marca no país, que a montadora chinesa terá ao menos mais dois carros em seu line-up no ano que vem.
- Exclusivo: Meta da BYD é produzir carros no Brasil, diz diretor
- As 10 maiores fabricantes de carros da China
Os modelos que estão na “rampa de lançamento” da China para o Brasil são um novo sedan premium, mas mais acessível que o Han, e um hatch, ainda inédito entre os carros da marca que já rodam por aqui. Ambos serão 100% elétricos, a exemplo do Tan, do Han e do BYD Yuan, este programado para dezembro de 2022.
O sedan premium a caminho do Brasil é o BYD Seal. Entre os destaques do imponente modelo de 4,80 m de comprimento estão a bateria, que pode oferecer uma autonomia de até 700 quilômetros em sua versão topo de linha, o potente motor e o visual, que lembram, propositalmente, o Tesla Model 3.
O primeiro hatch da marca a entrar no mercado brasileiro será o Dolphin. Lançado na Colômbia no início de outubro, o carro trabalhará com uma autonomia interessante, de cerca de 405 quilômetros por carga, e um pacote de acessórios completo, com tecnologia de ponta e itens de segurança também encontrados nos carros premium.
O Dolphin lançado na Colômbia tem motor elétrico montado no eixo dianteiro, com potência equivalente a 94 cavalos e torque de 18,4 kgfm. Ele foi projetado em cima do conceito BYD EA1 e estreou a arquietetura e-Plattform 3.0 da marca.
Facelift confirmado
Além dos dois novos carros 100% elétricos que chegarão entre março e outubro, a BYD antecipou que o primeiro modelo premium apresentado no Brasil, o Tan, receberá seu primeiro facelift.
Segundo a montadora, o SUV de 7 lugares passará por uma repaginada em seu design na China e, no máximo até dezembro, terá a versão com as mudanças visuais implementadas também lançada no mercado nacional.
Preços dos lançamentos da BYD
O fato de não ser um carro potente como os outros já apresentados refletirá no preço do hatch, que certamente atingirá uma gama maior de público por aqui.
Enquanto o BYD Seal terá seu preço na casa dos R$ 400 mil, a reportagem do Canaltech apurou que o Dolphin, primeiro hatch 100% elétrico da marca no Brasil, não custará mais do que R$ 200 mil.