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Review Honda City hatch | Enfim, um rival para o Cruze RS

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Honda
Divulgação/Honda

A Honda apresentou a nova “família City” em novembro de 2021, mas tanto o remodelado sedan quanto o hatch, este até então inédito no mercado brasileiro, só começaram a chegar às lojas do país no primeiro bimestre de 2022. A reportagem do Canaltech passou alguns dias com o New City hatch e relata agora as primeiras impressões sobre o modelo japonês.

A versão testada foi a Touring, topo de linha oferecida pela Honda no Brasil e, portanto, a mais completa em termos de acessórios, conectividade e segurança. O motor é o novo 1.5 DI DOHC i-VTEC, que oferece ao condutor 126 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. O desempenho? Falaremos sobre isso no decorrer da análise. Vamos lá?

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Prós

  • Economia de combustível
  • Espaço interno
  • Pacote tecnológico
  • Pacote de segurança

Contras

  • Desempenho
  • Espaço do porta-malas
  • Isolamento acústico
  • Preço

Conectividade e Segurança

Conectividade e segurança podem ser apontadas como pontos altos do Honda City em sua versão hatch. Elas dão ao condutor e aos ocupantes do modelo japonês praticamente tudo o que há de mais moderno no mercado. A exceção está na ausência do carregador de celular por indução.

Por outro lado, não há como não destacar a moderna central multimídia de 8 polegadas, agora com emparelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e os vários recursos voltados para auxílio à condução e à segurança, como alerta de colisão frontal, frenagem automática com mitigação de velocidade, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática dos faróis, itens do Honda Sensing.

Outro recurso muito interessante, e que se mostrou bastante útil na estrada, foi o chamado Lane Watch. Ele é acionado por um botão na alavanca presente no lado esquerdo do volante, como mostra a foto abaixo. Quando acionado, ele faz surgir na tela da central multimídia uma ampla imagem de tudo o que acontece do lado direito do carro, zerando o risco de algum acidente por conta do temido ponto cego.

Conforto e Experiência de uso

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O Honda City hatch tem em todas as versões o novíssimo (e já citado) motor 1.5 DI DOHC i-VTEC, que oferece ao condutor 126 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. Apesar de os números serem interessantes, ele mostrou, na prática, que a Honda se preocupou mais com o consumo do que com o desempenho ao escolhê-lo para o carro.

Durante os sete dias que passou com o Canaltech, a aferição apontou números bem parecidos com o que consta nas medições oficiais registradas no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). A marca revelou que o City hatch apresentou médias de 10,5 km/l em perímetro urbano e 14,8 km/l no rodoviário. Nas mãos da reportagem, o desempenho foi melhor na cidade (10,9 km/l), mas um pouco abaixo na estrada (13,9 km/l).

O lado que tornou a missão de avaliar o New Honda City hatch um pouquinho menos agradável foi justamente na hora em que precisávamos que o motor “falasse” mais alto. Ou seja: quando precisamos pisar um pouquinho mais fundo para o carro responder rápido. Nestas situações, o barulho do motor aspirado e o esforço para entregar potência acabaram produzindo um barulho excessivo, evidenciado pelo isolamento acústico pouco eficaz da cabine.

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Design e Acabamento

Design e acabamento também são pontos altos do Honda City em sua versão hatchback. O carro japonês é atraente por fora e muito bem resolvido por dentro.

No exterior, destaque para as linhas esportivas e para o conjunto óptico, tanto na dianteira quanto na parte de trás do carro. O “DNA” Honda não deixa dúvidas de que ele pertence mesmo à família que já consagrou HR-V, Civic e outros modelos por aqui.

Na parte interna, a harmonia nas escolhas merece aplausos. Ele tem bancos em couro, ar-condicionado digital, saídas de ar para os passageiros do banco traseiro e muito mais. O uso de plástico duro não é excessivo ao ponto de incomodar ou preocupar os proprietários em termos de barulhos no futuro.

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Concorrentes

O concorrente mais direto do Honda City hatch é o Chevrolet Cruze RS. Apesar de custar quase R$ 30 mil a mais, o modelo da General Motors é o que mais se assemelha ao recém-chegado carro japonês em termos de tecnologia, conforto e itens de segurança embarcada.

Ainda é possível colocar na mesma “barca” de análise modelos como o Volkswagen Polo, o Hyundai HB20, em sua versão mais completa, e o Chevrolet Onix, todos com mais tempo de mercado e motor turbo, mas inferiores nos recortes relativos a consumo e tecnologia, principalmente.

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O Honda City hatch é um carro bastante equilibrado, tecnológico e, principalmente, muito econômico, mas a escolha pelo motor 1.5 acabou pesando negativamente no desempenho, algo que pode não ser muito bem visto por parte dos consumidores que buscam por carros nesta faixa de preço.

Paulo Amaral

New Honda City hatch: Vale a pena?

Depois de passar uma semana ao volante do New Honda City hatch, a conclusão é que o preço de R$ 129.100 acaba sendo um pouco exagerado para quem está “na pista” à procura de um carro que entregue não apenas design, tecnologia e segurança, mas também desempenho.

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Por este preço, o cliente pode procurar um pouquinho mais e, quem sabe, entrar no mundo dos SUVs, atualmente o preferido do mercado no Brasil. Agora, se a paixão for mesmo por um hatch, e o desempenho importar menos do que a economia de combustível, o Honda City leva vantagem sobre os principais concorrentes e ainda ganha do Cruze RS em um fator que, hoje, pesa MUITO na escolha: o preço.

O Honda City Touring hatch foi gentilmente cedido à reportagem do Canaltech pela Honda