Honda Sensing 360 | Conheça o sistema que vai evitar acidentes de trânsito

Honda Sensing 360 | Conheça o sistema que vai evitar acidentes de trânsito

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 18 de Outubro de 2021 às 15h10
Divulgação/Honda

A Honda anunciou um sistema de auxílio ao motorista que promete eliminar os acidentes de trânsito por completo e com evoluções significativas a muitos dos recursos já existentes no mercado. Chamado de Honda Sensig 360, esse pacote estará disponível inicialmente na China, país onde a montadora japonesa também vai iniciar sua trajetória mais firme no mercado de carros elétricos.

Segundo a companhia, o Honda Sensing 360 é uma evolução do já conhecido Honda Sensing, presente em carros como o novo Accord híbrido. A empresa o chama de um pacote "omnidirecional de segurança e sistema de assistência ao motorista que remove pontos cegos ao redor do veículo" e contribui para evitar colisões e reduzir a "responsabilidade" do condutor durante a condução.

Nível 3 de condução autônoma

O Honda Sensing 360 atingiu o nível 3 de condução autônoma. Isso foi possível porque o veículo que estiver equipado com esse pacote fará detecções ao redor de todo o veículo, eliminando o que chamamos de pontos cegos. O diferencial, porém, é que o carro agora agirá para impedir colisões que não sejam frontais, como em mudanças de faixa e curvas, algo que hoje pouquíssimos automóveis conseguem. Em termos de equipamento, o sistema trará cinco sensores com ondas milimétricas posicionadas em cada canto do automóvel, todos funcionando em conformidade com uma câmera monocular frontal.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Divulgação/Honda)

O pacote Honda Sensing 360 traz cinco funções especiais:

1. Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS): com esse novo nível de frenagem autônoma, o automóvel pode evitar colisões em cruzamentos, curvas, manobras e mudanças de faixa;

2. Aviso de tráfego cruzado frontal: antes de ativar a frenagem automática, o carro já vai avisar do perigo de colisão em vias cruzadas e com pouca visibilidade. Os radares ao redor do veículo conseguem captar outros automóveis por meio das ondas sonoras, que vão informar o condutor por meio de alertas;

3. Mitigação de colisão de mudança de faixa: se o motorista não identificar a chegada de outro veículo em seu ponto cego, o sistema da Honda vai dar um "tapa" no volante e reposicionar o carro para evitar a batida;

4. Assistente de mudança de faixa ativo: quando trabalhando com o piloto automático adaptativo, o automóvel será capaz de mudar de faixa sozinho se necessário;

5. Assistente de velocidade em curvas: também trabalhando em conformidade com o piloto automático adaptativo, esse recurso efetua a adequação da velocidade nas curvas para tornar a experiência mais segura, independentemente do carro à frente.

Quando estará disponível?

Em apresentação, a Honda afirmou que vai disponibilizar o Honda Sensing 360 inicialmente na China, já em 2022. A ideia, caso haja demanda, é de levar o pacote de segurança para outros países, a ponto de, a partir de 2030, todos os carros da marca terem o sistema como opcional.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.