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Review Fiat Argo Drive 1.0 | Nova geração se faz necessária

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Review Fiat Argo Drive 1.0 | Nova geração se faz necessária
Review Fiat Argo Drive 1.0 | Nova geração se faz necessária

Nosso primeiro contato com o Fiat Argo foi no já longínquo ano de 2019, na versão topo de gama vendida na época, a HGT 1.8 automática. Para aquele tempo, o hatch italiano gozava de uma vantagem boa em relação a rivais mais tradicionais, já que era mais bem acabado, tinha bom desempenho e apresentava bom nível de tecnologia e requinte.

Mas as concorrentes se mexeram bem e, mesmo com um bom número nas vendas, o Fiat Argo claramente está para trás quando pensamos em alguns requisitos na hora de comparar os modelos diretamente.

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Tudo, ou quase tudo, tem a ver com a idade do projeto e o tipo de investimento que a Stellantis terá que fazer para uma próxima geração do hatch, que deve chegar em um ou dois anos e, talvez, com outro nome.

Contextualização feita, hora de falar como foi o convívio com a que, talvez, seja a variante mais vendida do Fiat Argo, a Drive 1.0. Será que esse carro ainda faz sentido mesmo com tantos bons concorrentes?

Conectividade, Segurança e Tecnologia

A expectativa na hora de avaliar um carro considerado de entrada ou de combate é bem mais baixa quando falamos de tecnologia embarcada. Mesmo assim, o Fiat Argo dá algumas deslizadas quando pensamos, sobretudo, na segurança.

De série, a versão Drive vem com apenas dois airbags e não há a possibilidade de instalar as bolsas laterais e de cortina nem como opcionais. Os controles de estabilidade e tração, além dos sistema de partida em rampa, podem ser colocados com R$ 450 a mais no preço-base.

Se considerarmos que o Argo é um carro compacto de entrada, essas falhas até que merecem ser contemporizadas, mas há concorrentes que entregam mais do que isso por quase o mesmo preço. Não podemos chamar o hatch da Fiat de inseguro, porque não seria verdade, mas esses pontos merecem atenção e a marca sabe disso.

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Já no campo da tecnologia e da conectividade, o Argo, embora até que bem equipado, poderia ter recebido as novas centrais da Stellantis, como vimos em modelos como Strada e Pulse.

A primeira geração da uConnect segue por aqui e, mesmo funcionando bem, já carece de mais funções, como o módulo Fiat Connect Me e o espelhamento de celulares sem fio.

De modo geral, a atual geração do Fiat Argo não ganhou as atualizações que deveria ter recebido e isso deixou o hatch um pouco defasado. Para brigar com os concorrentes, as armas são outras.

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Experiência de Uso e Conforto

Se em alguns aspectos a idade começa a pesar para o Fiat Argo, em outros mostra que a Fiat trabalhou bem no seu hatch e sabe como fazer carros pensando no mercado nacional.

Falhas de segurança e recursos tecnológicos à parte, o hatch brilha no que chamamos de uso corriqueiro, ou seja, no que foi proposto desde o início para as variantes mais em conta: ser um bom meio de transporte, com conforto, espaço, estilo e baixo consumo de combustível.

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O grande trunfo do Argo está justamente no convívio com ele. O bom motor 1.0 Firefly de 77cv e 10,9 kgf/m de torque é perfeito para o uso na cidade, proporcionando uma direção ágil e suficiente. Isso também fica refletido no consumo, com médias de 14 km/l no perímetro urbano.

O uso na estrada não é ruim, mas aqui o comportamento tem que ser mais sóbrio, sem ultrapassagens ou coisas do gênero. Indo com mais tranquilidade, chegamos a anotar 16,5 km/l de média com gasolina no trajeto rodoviário.

O câmbio de cinco marchas está bem escalonado e não apresenta mais aquele curso longo histórico de modelos da Fiat, algo que, certamente, dá até mais prazer em dirigir.

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E por falar em prazer, a suspensão do Fiat Argo é um capítulo à parte. Para quem está acostumado com os carros da empresa há mais de uma década como eu, é bom ver como a empresa capricha na hora de pensar os carros para o mercado brasileiro.

Ao mesmo tempo que o conjunto é robusto, passa enorme conforto ao rodar, mesmo em ruas acidentadas. O silêncio a bordo também é algo que merece elogios, bem como o espaço interno, proporcionado pelas boas medidas.

O hatch tem 3,99m de comprimento, 1,50m de altura, 1,72m de largura e distância entre-eixos de 2,52m. Com esses números, muitos motoristas de aplicativo têm apostado no modelo italiano, já que as viagens, além de econômicas, são confortáveis.

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Os itens de conforto presentes no Fiat Argo até que são condizentes com a proposta do carro. Há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, desembaçador traseiro, ajuste de altura do volante, chave canivete com telecomando e ajustes elétricos dos retrovisores.

Design e Acabamento

O Fiat Argo passou por poucas mudanças desde o seu lançamento, todas elas na dianteira e no design das rodas. O carro não é feio, é verdade, mas poderia ter recebido mais atenção com um facelift mais profundo. Além disso, o conjunto óptico com a luz diurna de LED não está mais disponível nessa versão.

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Já no interior, o tempo até que fez bem para o hatch. Tudo segue bem acabado e o modo como a Fiat brinca com texturas do painel é um ponto muito positivo. Sim, é tudo de plástico, mas nessa categoria não se pode exigir mais do que isso.

Nossa unidade estava munida de rodas aro 15 com calotas, maçanetas pintadas na cor do veículo e pintura cinza metálica. O volante já é o mesmo de outros modelos da marca italiana e os demais comandos como do ar condicionado e a manopla de câmbio seguem os mesmos desde 2017.

Concorrentes

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Em sua faixa de preço, além de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, podemos considerar concorrentes do Fiat Argo Drive 1.0 o VW Polo Track, Citroën C3, Renault Stepway 1.0 e Peugeot 208 1.0.

Fiat Argo Drive 1.0: O hatch compacto italiano vale a pena?

A Fiat tem méritos inegáveis no projeto do Argo e a prova disso é que o hatch segue vendendo bem até hoje, trazendo um bom conjunto mecânico e conforto para seus passageiros, entretanto, a idade desse modelo já começa a aparecer e exige a entrada de mais tecnologia e segurança para seguir competitivo.

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Para o uso urbano, o Argo Drive 1.0 vale muito a pena e pode muito bem ser seu único carro na garagem.

O Fiat Argo Drive 1.0 sai por a partir de R$ 84.490, mas há versões por a partir de R$ 80.990.

No Canaltech, o Fiat Argo Drive 1.0 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Stellantis.