Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo carro da Fiat | O que sabemos sobre ele?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Maio de 2023 às 17h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Fiat tem feito um bom trabalho no Brasil e isso é inegável. A atual líder de vendas no país fez uma reformulação em sua linha de carros de passeio, a começar pelo Fiat Mobi, em 2016, depois passando por Argo, em 2017, Cronos, em 2018, e Strada, em 2020.

Essa mudança tem a ver, também, com como a empresa quer ser vista no mercado. A Fiat está no Brasil há muito tempo e seu sucesso sempre foi ligado aos modelos mais populares, como o Fiat 147 e o Uno Mille. As tentativas "premium" como Tempra, Tipo e Marea, por exemplo, não deram muito certo.

O momento é bom e, após a empresa, junto com as demais do grupo Fiat-Chrysler, se fundirem com o grupo PSA (Peugeot/Citroën) para fundar a Stellantis, os horizontes parecem ainda melhores, a ponto de o futuro poder ser discutido com mais clareza e ideias firmes do que podemos ver no mercado.

Continua após a publicidade

Novo carro compacto da Fiat a caminho

Recentemente, o pessoal do Automotive Business trouxe a notícia de que a Fiat vai lançar mais um carro compacto no Brasil. Chamado internamente pela montadora de projeto F1H, esse modelo pode ser uma nova cartada da empresa nesse mercado competitivo de veículos de entrada. E aqui, vale lembrar: a tal história do carro popular pode fazer parte.

Mas, segundo apurações do Canaltech, a expectativa é de que esse modelo não seja o tão sonhado carrinho barato. Por mais que o Fiat Mobi precise de uma nova geração, é provável que esse novo carro de entrada ou compacto seja uma nova geração do Fiat Argo ou até mesmo um novo SUV de dimensões parecidas com o Fiat Pulse que possa, de uma vez, eliminar os atuais hatches da marca italiana.

Continua após a publicidade

O que esperar do novo carro da Fiat?

Não é segredo para ninguém que a Fiat, principalmente por desejo do presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, aposta no etanol e na eletrificação para alcançar novos parâmetros de emissão de poluentes. Sendo assim, podemos esperar que esse novo carro da montadora italiana tenha, ao menos, uma versão eletrificada, talvez um híbrido-leve movido pelo combustível de cana.

Essa ideia de ser um eletrificado não é absurda porque a plataforma CMP, originária da PSA, tem capacidade para receber baterias e motores elétricos de diferentes capacidades. Mas, como estamos falando de um modelo de entrada, é possível que seja mesmo um conjunto de 48V, do mesmo tipo que equipa, por exemplo, o Kia Stonic.

Continua após a publicidade

Caso a ideia seja de aposentar Mobi e Argo, que já caminham para o fim da vida, não seria absurda a chegada de um crossover menor do que o Pulse, com uma pegada parecida com o que o Argo Trekking faz.

De todo modo, podemos esperar um carro que realmente chegue para ser competitivo e alinhado com o que o mercado exige hoje. Carro popular? Talvez seja para um outro momento.