60 anos do Ford Mustang | Veja 5 versões de tirar o fôlego
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Ford Mustang completa 60 anos de vida em 2024; para celebrar a ocasião especial, a marca preparou uma série de eventos, incluindo uma nova — e espetacular — versão de um dos muscle cars mais icônicos da indústria automotiva.
O Mustang 60th Anniversary será vendido exclusivamente nos Estados Unidos, a partir do 2º semestre de 2024, em edição limitada a 1.965 unidades e inspirada no clássico que deu origem à lenda quando apareceu na Feira Mundial de Nova York, em 1964. Por conta disso, ele faz parte de uma lista especial, com versões de Ford Mustang que foram lançadas e são de tirar o fôlego.
A edição especial de 60 anos do Ford Mustang recebeu a denominação GT Premium e será oferecida em carrocerias coupé e conversível, ambas com diversos elementos que remetem ao muscle car lançado em 1965. O motor, claro, é o V8 Coyote 5.0, e a transmissão pode ser automática ou manual.
“Na criação dessa série especial, observamos atentamente todos os detalhes do Mustang 1965 para capturar a sua sensação, como os emblemas dos paralamas e as tampas centrais das rodas. Ao mesmo tempo, nos mantivemos fiéis ao Mustang como o carro esportivo moderno que ele é”, diz Stefan Taylor, designer sênior da Ford.
5 versões do Ford Mustang de tirar o fôlego
Agora que já apresentamos como “bônus” a mais nova versão de tirar o fôlego do Ford Mustang, vamos viajar no tempo e relembrar mais 5 variantes do icônico muscle car que ajudaram a construir essa irretocável história ao longo de 6 décadas completas.
5. Ford Mustang Shelby GT500
Vamos abrir a lista de 5 versões do Ford Mustang de tirar o fôlego com um verdadeiro astro do cinema. Estamos falando do Shelby GT500 produzido em 1967, que foi um dos protagonistas do filme 60 Segundos, um dos melhores sobre carros, estrelado por Nicolas Cage.
Batizado de Eleonor na trama, ele é o carro mais cobiçado de uma lista de alvos que o personagem interpretado por Cage precisa roubar.
4. Ford Mustang Boss 429
O Ford Mustang Boss 429 recebeu esse apelido porque, à época de seu lançamento, em 1969, ele era o “grande chefe” dos carros esportivos à venda no mercado.
O modelo foi desenvolvido pela marca para disputar corridas de Nascar e, por conta disso, precisou de modificações na suspensão, feitas para que pudesse comportar o motor especialmente preparado com 375 cv de potência. O Boss 429 é tão lendário que fez parte da coleção do astro Paul Walker, da sagaVelozes & Furiosos.
3. Ford Mustang SVT Cobra
O sobrenome Cobra é bastante comum entre os Ford Mustang, mas um que merece destaque por ser de tirar o fôlego é o SVT Cobra, lançado em 2000 pela montadora para os clientes que sonhavam em contar com um carro de corrida desenvolvido para as ruas.
O Mustang SVT Cobra já tinha sob o capô um motor V8. Ele tinha 5.4 litros e potência total de 385 cavalos. Um verdadeiro “monstro”, capaz de conquistar até mesmo o mais exigente gearhead.
2. Ford Mustang GTD
Você já ouviu alguém falar que “tal carro é tão rápido que parece um avião”? Pois bem, se te disserem isso a respeito do Ford Mustang GTD, pode acreditar que não estão exagerando. E não apenas no que diz respeito à velocidade do superesportivo, que tem sob o capô um motor V8 de 5.2 litros supercharged capaz de entregar mais de 800cv de potência e torque superior a 90 kgf/m.
Mais novo membro da família Mustang, o GTD 2024 tem em sua composição placas de titânio reaproveitadas de aviões caças F-22 Lockheed Martin, os mesmos utilizados pela Força Aérea dos Estados Unidos para “derrubar OVNIs”.
1. Ford Mustang GT Performance
Para fechar a lista de 5 versões do Ford Mustang que são de tirar o fôlego, nada mais justo do que o modelo que marca a chegada da 7ª geração do muscle car ao mercado brasileiro no ano em que completa seu 60º aniversário: a GT Performance.
Essa versão especial é, segundo a marca, a “mais visceral de todas”. Afinal, tem sob o capô a 4ª geração do motor Coyote V8 5.0, dono de um ronco inconfundível e que entrega 488 cv de potência ao motorista.
O Mustang GT Performance será, para o público brasileiro, a melhor forma de comemorar mais um ano de vida do muscle car, já que a edição especial 60th Anniversary, que citamos no início da reportagem, infelizmente ficará restrita aos Estados Unidos.