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Preview Ford Mustang Mach-E | É possível esquecer (um pouco) o V8

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Novembro de 2023 às 09h30

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Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech
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O primeiro carro elétrico da Ford recebeu uma enorme pressão ao ser batizado com o nome de um dos mais lendários Muscle Cars de todos os tempos: o Mustang. A justificativa da empresa era de impactar o mercado e mostrar os benefícios de um veículo zero emissão, além de preparar o terreno para mudanças em seu futuro.

O breve contato com o Ford Mustang Mach-E nos reservou algumas surpresas, mas nenhuma delas direcionada ao desempenho do SUV elétrico. Sabíamos que ele seria rápido, mas o impacto de ver um Mustang "domável" pode fazer com que tanto a versão V8 quanto a zero emissão coexistam.

O Canaltech foi até o Haras Tuiuti, durante o Electric Experiente, e conseguiu dar algumas voltas com o Ford Mustang Mach-E na pista. Veja como foi o primeiro contato e a experiência.

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Ford Mustang Mach-E: Primeiras impressões

A Ford acertou na estratégia de trazer a versão topo de gama do Mustang Mach-E ao Brasil. O modelo GT Performance vem com dois motores elétricos que, somados, entregam 487cv e 87,7 kgf/m de torque, municiados por uma bateria enorme de 91 kWh, que lhe rende 541km de autonomia no ciclo WLTP.

Ao pisar fundo, o sistema de tração integral e a força dos propulsores proporcionam uma aceleração bem interessante para um SUV, fazendo com que a reportagem sentisse todos os órgãos de seu corpo se movendo para traz, assim como a cabeça. Em momento algum, porém, nos sentimos sem segurança. Os freios Brembo são tão fortes que a parada pós 0 a 100 km/h (feito em 3,8s) foi feita quase que imediatamente, para desespero do instrutor.

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Nas curvas, chegamos a esquecer que se trata de um SUV compacto, tamanha sua qualidade na dirigibilidade, DNA conhecido da Ford em todos os seus carros. Evidentemente que ainda passaremos mais tempo com o Mustang elétrico, mas tudo parece ser bem promissor em termos de convívio.

Chama atenção, também, o design, com toques vistos no Mustang Mach 1. O interior, por sua vez, segue uma linha mais sustentável e aposta mais em tecidos e metais, além das telas, sendo uma delas enorme e vertical, como nos Tesla e BYD.

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A Ford também acertou ao colocar um som de aceleração que não é igual ao V8, mas que faz uma boa imersão do motorista para esse universo em que um Mustang é elétrico.

O que esperar do Ford Mustang Mach-E?

Em linha reta, o Mustang Mach-E anda mais do que seu irmão V8, mas questões dinâmicas e a diferença de plataforma e conceito podem fazer com que nem mesmo os números absurdos do SUV superem a variante a combustão. Há muito mais em jogo do que o desempenho por aqui.

Com um convívio maior com o carro, poderemos saber se ele será o futuro ou se ambas as versões poderão coexistirem.

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O Ford Mach-E está à venda no Brasil em versão única, com o preço de R$ 486 mil. O valor inclui três anos de garantia e revisões gratuitas, 8 anos de garantia para motores e bateria, além de um Ford Wall Box portátil de 7 kWh, que carece de instalação de uma tomada industrial dedicada de 220V e 32A, realizada pela Enel ou pela WEG.