7 filmes e séries sobre carros e seus criadores

7 filmes e séries sobre carros e seus criadores

Por Felipe Demartini | Editado por Jones Oliveira | 14 de Março de 2022 às 20h30
Reprodução/Canaltech

Entre F1: Dirigir Para Viver e o recém-lançado Gran Turismo 7, a cultura automotiva está mais forte do que nunca no mundo do entretenimento. Mas não é como se ela, em algum momento, estivesse em baixa, já que séries, documentários e filmes sempre aproveitaram o amor das pessoas pelos carros e as grandes histórias motorizadas para situar seus conflitos, romances e mistérios.

Da janela dos carros, dá para observar grandes paisagens ou realizar sonhos de vida. Pisando fundo, seguem grandes perseguições ou momentos épicos de tensão. E no som do motor, se desenrolam histórias e grandes momentos.

Pensando nisso, o Canaltech selecionou 7 dos melhores filmes e séries que falam sobre a nossa paixão pelos carros.

7. The Grand Tour

A série original do Amazon Prime Video tem Jeremy Clarkson, Richard Hammond, James May e Andy Wilman, um elenco bem conhecido dos apaixonados por carros. Os apresentadores originais de Top Gear, da BBC, convidam celebridades para correr com carros velozes e disputarem entre si nos circuitos, enquanto apresentam algumas das máquinas mais interessantes de hoje e sempre.

Após três temporadas, a partir de 2019, The Grand Tour mudou um pouco seu formato. Os carros, claro, não foram deixados de lado, mas passaram a serem integrados às viagens dos apresentadores, em uma mistura de cultura automotiva com local que os levou do Vietnã à França em uma série de especiais.

The Grand Tour tem três temporadas e vem ganhando especiais de tempos em tempos. A série completa está disponível no Amazon Prime Video.

6. Se O Meu Fusca Falasse

A adoração pelo veículo mais clássico da Volkswagen é grande entre os brasileiros, com direito a clubes especializados e piadas que podem nem sempre enaltecer o carro, mas firmaram sua presença no imaginário popular.

A série de filmes Se O Meu Fusca Falasse, da Disney, nasceu em 1968 e é mais um representante dessa linhagem, com Herbie, um modelo do Fusca lançado em 1953, sendo um astro tanto quanto atores como Dean Jones (Jailhouse Rock) e Bruce Campbell (Evil Dead).

Começou com um corredor dispensado por sua equipe e que encontrou em um Fusquinha o caminho para a retomada, e evoluiu para uma franquia com quatro filmes até agora e uma série com cinco episódios.

No mais recente, Herbie: Meu Fusca Turbinado, Lindsay Lohan (Meninas Malvadas) e Michael Keaton (Batman) estão nos papéis centrais, com ela ansiando se tornar piloto da NASCAR e, como no passado, encontrando seu caminho em uma velha máquina.

Os cinco filmes da franquia Se O Meu Fusca Falasse, que a partir do segundo, sempre fazem referência ao nome de Herbie, estão disponíveis no Disney+.

5. 60 Segundos

Ainda na ficção, mas com uma pegada completamente diferente, este clássico do cinema de ação traz Nicholas Cage (O Motoqueiro Fantasma) e Angelina Jolie (Eternos) como os protagonistas. Eles são membros de uma gangue que, em maus lençóis, recebe uma tarefa ingrata: roubar 50 carros de luxo em uma única noite.

A lista de veículos é de fazer inveja em qualquer amante dos carros, incluindo modelos como o Aston Martin DB1, a Ferrari 550 Maranello e até um Bel Air conversível, da Chevrolet. O carro “principal”, digamos assim, é Eleanor, um Shelby Mustang GT500 que é dirigido pelo personagem de Cage e teve cinco unidades destruídas durante a filmagem.

O longa dirigido por Dominic Sena (A Senha: Swordfish) abusa das cenas com os veículos, exibindo detalhes e também grandes perseguições. 60 Segundos está disponível no Star+.

4. Tucker: O Homem e seu Sonho

Apenas dois nomes já bastam para você prestar atenção nesta indicação. Temos Jeff Bridges (O Grande Lebowski) sendo dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) retratando a história real de Preston Tucker, um projetista que desenvolve um carro revolucionário e enfrenta a hostilidade de uma indústria automotiva que ainda começava a deslanchar.

A história real acontece nos anos 1940, quando se fala muito de futuro. O Tucker Sedan 48, também chamado de Torpedo, tinha três faróis e um design arrojado para a época, com foco nas linhas modernas e na aerodinâmica, sendo capaz de alcançar mais de 190km/h. A ambição do projetista estadunidense, porém, acabou mal quando ele faliu e conseguiu entregar apenas 51 unidades do carro.

Esse, inclusive, era um dos carros dos sonhos de Coppola, que tinha uma das unidades preservada em sua vinícola.

Tucker: O Homem e seu Sonho pode ser assistido de graça na Pluto TV.

3. John DeLorean: Visionário ou Vigarista?

Essa mistura de documentário com adaptação cinematográfica conta a história por trás de um dos veículos mais consagrados da história do cinema. Quem assistiu De Volta Para o Futuro conhece bem a máquina do tempo construída no interior de um DMC DeLorean; o longa tornaria o carro um clássico. Sua história real, porém, não é tão brilhante assim.

Alec Baldwin (30 Rock) interpreta o personagem principal nas reconstituições de momentos importantes de sua trajetória, desde os tempos da General Motors até a ambição não-concretizada de entregar o melhor carro esportivo do mundo. Não deu muito certo, em uma história com direito a acusações de fraude, atrasos na entrega, crises financeiras e até acusações de tráfico de drogas.

John DeLorean: Visionário ou Vigarista? pode ser alugado nos serviços Apple TV, Play Store e Claro Vídeo.

2. Apex: A História do Hipercarro

A Koenigsegg é o centro deste documentário lançado em 2016, focado na construção do One: 1, um supercarro que nasceu com a ambição de bater recordes em circuitos clássicos. Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Nurburgring, na Alemanha, são os cenários da busca pelo ápice da engenharia e da velocidade.

Entre entrevistas com jornalistas e até desenvolvedores de jogos de corrida, vemos como a engenharia e o avanço tecnológico foram capazes de trazer o máximo do automobilismo, anteriormente restrito apenas aos pilotos profissionais, às mãos de reles mortais endinheirados. Além da Koenigsegg, o documentário também fala de outras marcas de supercarros como Bugatti, Pagani e Ferrari.

Apex: A História do Hipercarro tem narração de Zachary Levy (Shazam!) e, apesar de não estar disponível no streaming, vive entrando e saindo do catálogo da Netflix.

1. Carangas x Carrões

Esta série original da Netflix faz parte do olhar mais carinhoso que a empresa vem dando aos reality shows. A ideia é colocar carros comuns e veículos exóticos para competirem. Você pode até pensar que o resultado das corridas será óbvio, mas isso nem sempre é verdade, com a versatilidade de algumas máquinas abrindo as portas para ajustes e tunagens que mudam muito as coisas.

São duas temporadas com confrontos entre modelos dos sonhos, como o McLaren MP4, o Ford Thunderbird e o Lamborghini Huracán, apenas para citar alguns, sendo pilotados contra carros nem tão vistosos assim, como uma van da Chevrolet e o Ford Pinto. Supercarros, claro, também fazem parte do show, enquanto aprendemos um pouco da história dessas máquinas e vemos como elas se comportam nas pistas.

Carangas X Carrões tem duas temporadas disponíveis na Netflix.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.