Mustang GT | 7ª geração é visceral e está à venda no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira | •
A 7ª geração do Ford Mustang GT, um dos muscle cars mais icônicos do mundo, já está à venda no Brasil. Coupé esportivo mais vendido do planeta nos últimos 8 anos, o puro-sangue de origem estadunidense comemora 60 anos de vida com uma edição histórica.
A 7ª geração do Mustang GT é considerada a mais "visceral" já produzida, e chega ao Brasil em versão única, a Performance. Ela se destaca pelo novo design, que combina a remodelada grade dianteira, os faróis full-LED e as entradas de ar no capô, que mantêm o muscle car com seu tradicional visual agressivo.
A traseira do muscle car apresenta novas lanternas, sempre com as tradicionais três barras, e o aerofólio, que aumenta a eficiência aerodinâmica e a esportividade do esportivo mais potente de todos os tempos da marca.
"Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
A linha de cintura mais baixa e os ombros pronunciados são elementos que contribuem para dar um visual mais encorpado e musculoso ao novo Mustang, de acordo com os executivos.
“A nova geração do Mustang não é uma evolução e sim uma revolução no design. Tudo nele remete a musculatura”, diz Andréa Sagiorato, designer da Ford América do Sul.
Como é a 7ª geração do Ford Mustang GT
A nova geração do Ford Mustang GT traz sob o capô o motor Coyote V8 5.0 de quarta geração. Ele entrega potência de 488 cv, e trabalha em conjunto com a eficiente e moderna transmissão automática de dez velocidades, com nova calibração.
Além disso, a versão Performance sai de fábrica com alguns itens herdados do Mustang Mach 1, como as barras estabilizadoras que aumentam a rigidez torsional. A suspensão do GT é adaptativa MagneRide, com quatro opções de ajuste e sistema de detecção automática de buracos.
O muscle car apresenta freios Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. As rodas de 19 polegadas vêm calçadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, configuração que melhora sensivelmente a aderência.
O novo Mustang GT vem com seis modos de condução para o motorista calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 8 Nm a mais no torque", explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
De acordo com a executiva, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 segundos, praticamente igual ao tempo do Mach 1. Em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível, segundo Ariane.
Mustang GT: Tecnologia e conectividade
Além da potência absurda e das mudanças no design, o Ford Mustang GT também tem novos itens de tecnologia e conectividade embarcados em sua mais recente geração, características que também estão presentes no "irmão elétrico' do V8, o Mach-E.
Segundo a marca, o cockpit é totalmente novo e foi "inspirado em caças a jato", pois "transpira tecnologia e performance". O coupé esportivo conta com telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4, que formam um conjunto único, com várias opções de personalização. O pacote de acessórios inclui também GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O de alta qualidade.
O volante é esportivo, de base reta, com revestimento em couro e aquecimento. Os bancos são parcialmente em couro, oferecem ventilação, aquecimento e ajustes elétricos.
Um "brinquedinho" novo está presente na chave e foi batizado de Remote Rev. Segundo a Ford, ele permite ligar e acelerar o motor remotamente pelo próprio dispositivo.
A Ford também promete impressionar os proprietários ao projetar o imortal cavalinho no chão ao abrir a porta do motorista e, também, com um "show de luzes" na dianteira e na traseira quando o carro for destravado.
O pacote de segurança é bastante completo, e conta com itens como monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. As atualizações serão remotas, do tipo over-the-air (OTD).
Ford Mustang GT: Preço e disponibilidade
O novo Ford Mustang GT Performance 2024 já está à venda nas 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil. As primeiras unidades devem ser entregues até o final de junho.
Os compradores terão direito a um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas: o Minhas Experiências Ford, que inclui o app FordPass Connect, agendamento de serviços online, serviço leva e traz, Guia 360, acompanhamento preventivo inteligente e atendimento do Ford Concierge.
O Ford Mustang GT está à venda em oito cores no Brasil: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias. O preço? R$ 529.000.