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10 marcas que desistiram de vender só carros elétricos

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

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Divulgação/Volvo
Divulgação/Volvo

O “futuro elétrico” pregado por muitas montadoras de carros pode até acontecer, mas certamente vai demorar um pouco mais para se tornar realidade do que as marcas haviam pensado inicialmente.

Apesar de as vendas dos carros elétricos puros, os chamados BEVs, registrarem altas seguidas no Brasil e em outros países, o cenário que previa uma transição completa da frota até meados do início da próxima década mudou.

Até o momento, 10 marcas que haviam definido uma data para não produzir mais veículos com motores a combustão reviram o planejamento e desistiram de vender só carros elétricos. Confira os motivos de cada uma delas.

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10. Audi

 A Audi anunciou que desistiu de vender somente carros elétricos. Gernot Döllner, CEO da empresa alemã pertencente ao Grupo Volkswagen, disse que a “ponte da hibridização” será mais longa do que os executivos pensavam.

Segundo Döllner, o plano de ter elétricos puros continua, principalmente por conta do Acordo de Paris, mas só deve ser colocado 100% em prática perto do fim do prazo definido, em 2050.

9. Volkswagen

Por falar em Volkswagen, a empresa “mãe” da Audi também reviu os planos e faz parte das marcas que já desistiram de vender só carros elétricos em um futuro próximo.

Os executivos da gigante alemã seguem trabalhando em novos elétricos puros, inclusive da icônica linha GTI, mas atribuíram ao desejo do mercado a mudança de rota e, pelo menos nos próximos anos, também investirão forte em carros híbridos plug-in, inclusive como tecnologia flex.

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8. Mercedes-Benz

A terceira gigante alemã na lista de 11 marcas que já desistiram de vender só carros elétricos é a Mercedes-Benz. A alteração no planejamento tem a mesma justificativa de outras marcas: a preferência do consumidor por modelos híbridos.

Foi por conta disso que a Mercedes cancelou as futuras gerações do EQS e do EQE e decidiu postergar para depois de 2030 a eletrificação pura de sua frota de carros premium.

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7. Volvo

Assim como a Audi, a sueca Volvo é uma das marcas pioneiras em eletrificação, além de grande defensora da transição para modelos elétricos puros até 2030. Mesmo assim, está na lista de 10 marcas que desistiram de vender só carros elétricos em um futuro próximo.

Em nota enviada ao Canaltech, a marca explicou que “a transição não será linear”, mas os modelos elétricos e híbridos da Volvo são hoje “parte de um portfólio que claramente pavimenta o futuro 100% elétrico”.

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6. Ford

Outra marca que desistiu de vender só carros elétricos e justificou seu posicionamento ao Canaltech foi a Ford. Em entrevista exclusiva durante visita à fábrica na Argentina, o presidente Martin Galdeano foi categórico.

"Vamos continuar investindo em todas as tecnologias. ICE (Internal Combustion Engine), que é o motor a combustão, híbrido e elétrico. Chamamos isso de poder de escolha, e o poder de escolha é do cliente. Queremos ter opções em todos os powertrains".

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5. Jaguar Land Rover

O Grupo JLR, formado pelas marcas Jaguar e Land Rover, também faz parte do “time” de marcas que desistiram de vender só carros elétricos a médio prazo. Nesse caso, porém, apenas parte do grupo mudou de ideia.

A Jaguar, divisão de luxo da empresa, seguirá firme no propósito de eletrificação total, mas a Land Rover já repensou a estratégia e cortou de seis para quatro o número de novos lançamentos de BEVs até 2026.

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4. Genesis

Marca de luxo da Hyundai, a Genesis também reviu o planejamento que previa a venda apenas de carros elétricos a partir do fim da década.

Os executivos da montadora argumentam que a alta demanda do mercado por híbridos deve seguir ditando o ritmo nos próximos anos e, por isso, é o caminho mais lógico a ser seguido.

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3. Bentley

A britânica Bentley, que desde 1998 faz parte do enorme conglomerado de marcas da Volkswagen, sequer lançou seu primeiro carro 100% elétrico e, a julgar pelas últimas informações, já está com o pé atrás sobre entrar de vez no segmento.

A montadora, que desistiu de seus negócios no Brasil, adiou para 2027 a chegada de seu BEV de estreia e, segundo a imprensa local, após adiar de 2030 para 2033 o prazo de vender só carros elétricos no mercado, colocou o planejamento em pausa.

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2. Aston Martin

A penúltima marca que desistiu de vender só carros elétricos é a Aston Martin. A fabricante, que também tem representantes na Fórmula 1, repetiu a estratégia da Bentley e também adiou para 2027 a chegada de seu primeiro BEV, antes prevista para 2025.

Além disso, Lawrence Stroll, dono da marca (e da equipe de F1), avisou que a marca “não vai parar” de fazer carros a combustão, pois sempre haverá demanda no mercado para tais propulsores.

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1. General Motors

A última marca que desistiu de vender só carros elétricos é, ironicamente, uma das primeiras que, antes, haviam definido uma data para migrar o portfólio definitivamente para os BEVs: a General Motors.

A montadora voltou atrás e anunciou que passaria a investir no segmento híbrido. A CEO Mary Barra informou aos acionistas que a GM desistiu do plano de fabricar apenas carros elétricos por uma série de razões, embora o plano original de descarbonização total da frota até 2035 “continue inalterado”.