Volvo recua em plano de eletrificação total e apostará em híbridos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A GM não é a única montadora a recuar no plano de adotar uma frota de carros 100% elétricos nos próximos anos em prol da hibridização. Assim como fez a montadora estadunidense, a Volvo revelou nesta quinta-feira (25) que também está repensando a estratégia traçada até 2030.
A fabricante sueca divulgou em seu site os resultados financeiros do 2º trimestre de 2024 e revelou ter alcançado um aumento de 28% no lucro no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O detalhe é que o maior impulso dessa alta veio justamente das vendas dos carros híbridos plug-in.
Segundo a Volvo, 48% das vendas globais da marca entre abril e junho foram de carros elétricos puros (BEVs) ou híbridos plug-in (PHEVs). Deste total, o que mais impressionou foi o segmento PHEV, que apresentou alta de 43% no comparativo com o 2º trimestre de 2023.
Os números, aparentemente, convenceram a alta cúpula a rever o plano de só fabricar e vender carros 100% elétricos a partir de 2030. Pelo menos foi isso o que Jim Rowan, presidente-executivo da Volvo Cars, deixou no ar, ao reforçar, em mais de uma oportunidade, a “estratégia equilibrada” da montadora.
Híbridos são ponte importante, diz Volvo
O termo “ponte” também é uma coincidência entre as mudanças de estratégia de GM e Volvo no que diz respeito à eletrificação pura da frota em um curto espaço de tempo. Ambas as montadoras estudaram o mercado e resolveram ouvir a demanda dos clientes para, ao menos por enquanto, apostar na hibridização como caminho.
“Muitos consumidores ainda não conseguem se tornar totalmente elétricos, particularmente em áreas com baixo desenvolvimento de infraestrutura ou por causa da retirada antecipada de incentivos pelos governos. Esses fatores tornam a linha equilibrada da Volvo Cars de modelos totalmente elétricos, plug-in e híbridos leves importante como uma ponte”, diz o comunicado da Volvo.
A marca sueca citou ainda que modelos como EX30, EM90 e EX90 são “exemplos claros” de para onde a Volvo Cars está indo enquanto continua sua jornada em direção à eletrificação completa e, junto com os híbridos leves e plug-in, fomentam o caminho até o futuro totalmente elétrico.