Chevrolet adota híbrido como ponte para eletrificação total no Brasil até 2035
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Chevrolet não desistiu do plano de se tornar uma fabricante de carros 100% elétricos a partir de 2035, e não apenas no Brasil, mas em todos os mercados em que fabrica. Antes disso, porém, a marca vai investir em modelos híbridos, até bem pouco tempo descartados pelos executivos.
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Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, reforçou a mudança de estratégia da marca durante o anúncio do investimento de R$ 1,2 bilhão na planta de Gravataí, no Rio Grande do Sul, local de onde sairá, em breve, um SUV inédito da Chevrolet para o mercado brasileiro.
O executivo repetiu o que já havia declarado em meados de maio e afirmou que a montadora tomou a decisão de incluir modelos híbridos em seu portfólio por uma razão muito simples: a demanda do mercado.
Segundo Rua, o objetivo da GM é se tornar zero acidentes e zero emissões até 2035 em todo o mundo, mas não dá para ignorar os números de mercado, que apontam para o crescimento das vendas de carros híbridos e uma ligeira redução nos 100% elétricos, ou BEVs.
GM investirá R$ 7 bi em híbridos no Brasil
O mercado brasileiro é estratégico para a eletrificação total da GM em 2035. Por isso, os executivos reforçaram que a Chevrolet deve aportar cerca de R$ 7 bilhões no lançamento de carros híbridos até 2028.
O primeiro deles, inclusive, já foi confirmado para o Brasil em 2025, embora ainda não se saiba se o powertrain será do tipo micro-híbrido, utilizando um motor a combustão e o sistema elétrico de 48 volts, ou então o PHEV, híbrido plug-in, que também será desenvolvido por “ser uma solução viável”.