WhatsApp também deve receber vídeos do Reels do Instagram

WhatsApp também deve receber vídeos do Reels do Instagram

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Março de 2021 às 13h50
Igor Almenara/Canaltech

Aparentemente, o Facebook não será a única nova casa para os Reels do Instagram. De acordo com uma publicação no Twitter do site WABetaInfo, o WhatsApp poderia receber os pequenos vídeos gravados na vertical em alguma atualização futura, mas sua integração estaria sendo discutida internamente.

Não há previsão de datas para o lançamento do Reels no WhatsApp, tampouco se sabe como tal recurso se comportaria no mensageiro para se adaptar à proposta do app. Contudo, a julgar pela forma com que o Stories foi introduzido no "Zap", o Reels poderia aproveitar a integração com o Instagram para implementar um feed único entre os aplicativos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quanto mais, melhor

Os Reels fazem sucesso no Instagram, mesmo que o chefão da rede social tenha admitido que “o TikTok está bem à frente”. Para tentar impulsionar a sua popularidade, o Facebook parece repetir o que fez com os Stories q querer levar o formato para todas as suas aplicações e redes sociais.

Quando as postagens que somem depois de 24 horas ganharam projeção no Snapchat, o Facebook não demorou para introduzir ferramentas idênticas nas suas redes sociais — os Stories. Primeiro, a novidade chegou no Instagram, mas logo recebeu réplicas no Facebook e no próprio WhatsApp.

No mensageiro, os Stories se chamam Status e ganharam uma aba exclusiva — inserida entre as chamadas e as conversas. A proliferação do formato, portanto, definiu a estratégia do Facebook para essas novidades do momento: quanto mais, melhor.

Por isso, considerando a presença do Reels no Facebook, não seria estranho se os vídeos na vertical também não fossem disponibilizados no WhatsApp.

Mais vale ficar em evidência

A integração com Reels rendeu comentários negativos já na publicação do WABetaInfo, e não é difícil pontuar outros recursos ausentes no WhatsApp que seriam mais relevantes que a adição de novos formatos de vídeo.

Ainda não há uma distribuição para iPads ou a possibilidade de usar mesma conta em vários dispositivos simultâneos, por exemplo. Além disso, há pouco o app para desktop recebeu suas respectivas videochamadas e ligações, mesmo sendo esta uma demanda antiga.

Além disso, é válido ressaltar que o WhatsApp encara um momento turbulento em termos de popularidade devido à recepção negativa das suas políticas de privacidade. Ao sugerir que os dados dos usuários fossem compartilhados com parceiros do Facebook para “aprimorar o direcionamento de anúncios”, a confiabilidade do mensageiro diminuiu significativamente e provocou um crescimento notório de apps alternativos — como o Telegram e Signal.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.