Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook começa a levar Reels ao app principal para acirrar disputa com o TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2021 às 11h45

Link copiado!

TechRadar/Reprodução
TechRadar/Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Reels do Instagram continua aproveitando a ausência do seu principal concorrente na Índia com constantes atualizações. Em uma novidade, a ferramenta foi integrada ao app do Facebook a fim de atrair os usuários da rede vizinha a participar do consumo dos vídeos curtos exibidos na vertical.

Agora, usuários do Facebook no país asiático podem assistir e criar Reels a partir do aplicativo da rede social. Na prática, a experiência é extremamente semelhante ao proporcionado pelo Instagram: são os mesmos filtros de realidade aumentada, efeitos de áudio e ferramentas de edição da versão convencional, sem tirar nem pôr.

Não é estranho também que os indianos sejam os primeiros a aproveitarem a novidade. O Instagram Reels estreou na Índia, impulsionado pelo banimento repentino do TikTok, responsável pela popularização do formato de vídeos verticais no país. Portanto, as adições primeiro são introduzidas para os usuários de lá, tanto para manter a ferramenta em constante mudança quanto testar a sua adesão no público mais fiel, mas devem chegar a outras partes em algum momento do futuro.

Continua após a publicidade

Por lá, a novidade tenta ser o menos incômodo possível. Se o usuário indicar interesse em algum Reel, a rede social apresentará uma janela especial para que ele aceite a adição do recurso na linha do tempo. Os perfis seguidos serão a prioridade na lista principal, seguidos por criações selecionadas com base nos algoritmos. Por enquanto, os Reels do Facebook são restritos a algumas celebridades conhecidas da Índia. Somente eles poderão assistir e criar os vídeos no formato até que o Facebook expanda a ferramenta para o público mais amplo.

Infelizmente, não há previsão para a expansão da ferramenta nem mesmo dentro da Índia. Considerando as introduções passadas, levam alguns meses para que novidades sejam exportadas do país para outras regiões. 

Consolidação do formato 

O Reels está longe de ser um formato inédito, mas o Instagram já havia sinalizado que pretendia distinguí-lo dos demais. Adam Mosseri, chefe do setor de Instagram no Facebook, demonstrou insatisfação com o atual estado dos vídeos da rede social e, à contragosto, admitiu que o TikTok está "muito à frente".

Continua após a publicidade

Atualmente, o maior problema enfrentado pelo Instagram é a redundância de formatos de vídeo. Publicações podem assumir a forma de IGTV (sem compromisso com o tempo), Stories, Reels ou serem publicadas direto no feed. Além de não fazer um bom trabalho divulgando o propósito de cada uma delas, o Instagram parecer dar maior atenção à "formatos do momento", incluindo o Reels.

O executivo sinalizou que a rede social focaria na "construção de formatos mais consistentes" nos próximos anos. A integração do Reels ao Facebook, por sua vez, é uma dessas medidas, visto que tentam levar o conteúdo para fora do Instagram e aproveitam o alcance natural do da rede criada por Mark Zuckerberg e sua base de usuários.

Fonte: TechRadar