Publicidade

WhatsApp prepara nova tentativa de esclarecer polêmica de privacidade

Por| 18 de Fevereiro de 2021 às 15h10

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

Na mais recente atualização na sua versão Beta, o WhatsApp incluiu uma nova tela inteiramente dedicada a avisos de privacidade do mensageiro. O app reitera seu compromisso com a discrição dos usuários, assunto que virou polêmica após a adição repentina das políticas de compartilhamento de dados com parceiros do Facebook, na tentativa de conter a debandada do aplicativo e preparar terreno para a futura alteração.

Basicamente, as novidades se resumem à nova tela de aviso de privacidade do WhatsApp, mas a notificação não deixa de introduzir peças novas ao tabuleiro. O mensageiro informa explicitamente que a jamais lerá, ouvirá ou assistirá o conteúdo das conversas pessoais. “Elas possuem encriptação de ponta. Isso nunca vai mudar.”, pontua brevemente no primeiro parágrafo.

Continua após a publicidade

No segundo, ela cita as ferramentas tão questionadas na atualização de políticas. Os diálogos com contas comerciais, segundo o WhatsApp, estão simplificados para que consumidores recebam respostas mais rápidas, mas o app reitera que o contato com estabelecimentos é totalmente opcional — e, no caso, o único meio de extrair os interesses do indivíduo para aprimorar o direcionamento de propagandas.

Contudo, conversas com contas comerciais não necessariamente são compartilhadas com o Facebook e utilizadas para direcionamento de propagandas. Na verdade, essas informações são somente fornecidas se o administrador da conta comercial optar pelo uso das ferramentas para melhor encontrar seu público-alvo; em troca, ele contribui com a rede de informações com as próprias informações.

O sistema é complexo e cheio de contornos para camuflar o compartilhamento irrestrito de dados, contudo, a novidade do Beta certifica que os usuários não serão expostos ao direcionamento de anúncios sem antes conversar com contas comerciais que fazem uso da ferramenta. Numa segunda janela, o app reforça os avisos sobre o novo termo de uso e indica links para leitura. Ademais, informa que os termos entrarão em vigor a partir do dia 15 de maio de 2021.

Informar não é a solução para o problema

Continua após a publicidade

Quando a aplicação das novas políticas e o ultimato “aceite ou deixe de enviar mensagens” foi adiado para maio, o Facebook entendeu que precisaria tomar um tempo para preparar sua base de usuários para as mudanças — seja refinando-as de acordo com a péssima recepção ou informando a comunidade de forma mais clara sobre o que mudaria.

Aparentemente, o Facebook não recuou nas alterações e insistirá na introdução do sistema que “favorece pequenos empreendedores”. Contudo, usará o período que antecede a data da aplicação para divulgação — mesmo que de forma sucinta e ambígua. As novas telas do Beta do WhatsApp sanam parte dessas dúvidas e, se der para contar com a palavra da companhia que gerencia o mensageiro, as mensagens pessoais jamais serão lidas e continuarão com criptografia de ponta a ponta permanentemente.

Por outro lado, ainda não se sabe se todos serão obrigados a aceitar ou acatar as novas políticas de privacidade para continuar utilizando o app. Afinal, se a comunicação com contas comerciais é opcional, por qual razão o usuário deveria ser obrigado a aceitar os termos de uso de um serviço que ele não pretende, de fato, consumir?

Continua após a publicidade

Uma medida inteligente, nesse caso, seria implementar regras distintas para utilização do aplicativo. Assim, aquele que não pretende se comunicar com empreendimentos não precisa aceitar o compartilhamento de dados e seria impedido de enviar mensagens para essas contas até que concordasse com o contrato na íntegra.

A medida poderia gerar uma fragmentação da comunidade, contudo, seria uma opção mais eficiente para manter o relacionamento mais transparente e tirar o Facebook da mira de instituições de proteção de dados de todo o mundo.

A atualização com a nova janela de aviso de privacidade foi incluída no programa beta Google Play Beta Program, na versão do WhatsApp 2.21.4.13. Se você é participante do programa, mas ainda não recebeu a atualização, vale conferir se há algum download disponível; caso ainda não tenha, resta aguardar para que o pacote alcance o seu aparelho.

Fonte: WABetaInfo