Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ferramenta usa ChatGPT para resumir e-mails do Gmail

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Março de 2023 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Shortwave
Reprodução/Shortwave

A startup Shortwave vai usar o poder da tecnologia GPT-3.5 para criar resumos para seus e-mails do Gmail. A companhia é famosa por trazer complementos relevantes para o serviço de correio eletrônico do Google e agora pretende adicionar um toque de inteligência artificial à caixa de entrada.

Mesmo com a separação por guias do Gmail, as pessoas ainda podem ficar confusas com tantos conteúdos. O Shortwave organiza tudo por tópicos e resume os conteúdos para que o usuário abra apenas o que interessa.

O recurso é chamado Smart Summaries e parece ser muito simples de se usar. Basta abrir um e-mail qualquer e clicar no ícone de estrelas do topo da página para o ChatGPT gerar um resumo praticamente instantâneo do conteúdo em uma janela flutuante.

Continua após a publicidade

Para quem troca mensagens curtas, a IA deve ser pouco útil. Porém, ela pode ser uma grande aliada para quem precisa acompanhar longas discussões, atas de reunião ou conteúdos analíticos sobre alguma questão interna da empresa.

Resuma seus e-mails

Segundo a empresa, os resumos vão falar do que se trata, quem está envolvido e quais ações precisam ser tomadas, como responder ou enviar um arquivo. "Isso ajuda a decidir o que vale a pena ler na íntegra — e o que não vale — para que você possa gastar menos tempo classificando e-mails e mais tempo fazendo um trabalho profundo”, explicou a empresa via comunicado.

Segundo a Shortwave, a técnica é excelente para ajudar na comunicação com profissionais que usam jargões técnicos, como advogados, médicos ou engenheiros. O recurso vai tentar simplificar tais conceitos para deixar as pessoas mais familiarizadas.

A funcionalidade também funcionará com idiomas diferentes, então ela também será capaz de traduzir os conteúdos. Usuários poderão também já incluir uma resposta sugerida no e-mail se desejarem poupar trabalho.

ChatGPT no resumo de e-mails

Este parece ser um recurso inspirado em uma promessa do próprio Google de usar o Bard IA para otimizar o Gmail. A Shortwave se antecipou à Gigante das Buscas na tentativa de atrair a atenção do mercado para o uso prático do ChatGPT e similares no cotidiano.

Continua após a publicidade

O navegador Edge também promete entregar um resultado muito semelhante com a ferramenta Copilot, localizada na Barra Lateral. A diferença é o enfoque, já que a solução da Microsoft é voltada para as páginas da Web, enquanto a da Shortwave é específica para e-mails.

O Shortwave ganhou as manchetes em fevereiro do ano passado ao ressuscitar a ideia do Google Inbox. A empresa se inspirou no extinto produto para oferecer recursos como agrupamento de e-mails em guias temáticas e a categorização por idade da mensagem. Agora, se alia ao ChatGPT para tentar cair de vez no gosto dos usuários do Gmail.

Para experimentar o Shortwave, acesse o site oficial da plataforma e faça login com sua conta Google.