Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok e Zoom se destacam nas lojas de aplicativos no primeiro trimestre de 2020

Por| 20 de Abril de 2020 às 20h30

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

O primeiro trimestre de 2020 se encerou com cerca de metade de toda a população mundial dentro de casa, enquanto o planeta enfrenta uma pandemia. Com isso, as pessoas passaram a ficar muito mais tempo em seus smartphones, uma maneira de manter contato com o mundo lá fora. Isso, claro, impactou o número de downloads de aplicativos nas duas lojas oficiais de Google e Apple, como mostra um relatório da Sensor Tower.

O grande destaque desses três primeiros meses do ano foi o TikTok, rede social com grande penetração principalmente entre os jovens e que já vem crescendo bastante há algum tempo. Em janeiro, por exemplo, a plataforma ultrapassou o WhatsApp em número de instalações na loja do Google.

Já entre janeiro e março, o app somou mais de 315 milhões de instalações na App Store e Play Store juntas, recorde absoluto em três meses. Sim, mais do que Pokémon GO em seu trimestre de estreia, em 2016, quando teve 308 milhões de downloads entre julho e setembro.

Continua após a publicidade

Contudo, há uma tendência de aumento geral. De acordo com o relatório, a pandemia de COVID-19 “alterou dramaticamente o cenário de apps no começo de 2020. O número total de downloads cresceu rapidamente, especialmente para categorias como negócios, educação e notícias, conforme os consumidores se adaptavam ao novo cotidiano”. Tanto que a App Store teve crescimento de 25,4%, contra 18,4% da Play Store no período, recorde das duas plataformas, quando comparado ao Q1 de 2019.

Em números, isso significa que foram 33,6 bilhões de downloads feitos nas duas lojas entre janeiro e março de 2020, contra 27,9 bilhões no mesmo período do ano anterior. Na App Store, as instalações pularam de 7,4 bilhões para 9,3 bilhões, enquanto na Play Store foi de 20,5 bilhões para 24,3 bilhões.

Zoom também se destaca, apesar da polêmica

Continua após a publicidade

O TikTok superou em 50% o número total de downloads de seu agora segundo melhor trimestre. Mas não é o único destaque do trimestre: o Zoom, apesar de toda a polêmica em torno da falta de privacidade no app, também apresentou crescimento impressionante. Foi, inclusive, o sétimo app mais baixado nas duas lojas, e o terceiro quando observamos apenas a App Store — abaixo apenas de TikTok e YouTube.

O aplicativo de videoconferências conseguiu entrar no top 20 pela primeira vez, com 80 milhões de downloads. O número é nada menos que 11 vezes maior que o total do quarto trimestre de 2019.

WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger e Likee fecham a lista de apps que ainda ficaram à frente do Zoom. Na Play Store, o Zoom ficou na décima colocação. Os usuários de iPhone ajudaram bastante a puxar o aplicativo de videoconferências para cima.

Continua após a publicidade

Games também crescem

Os jogos também tiveram número recorde de downloads nesses três primeiros meses de 2020, ultrapassando a marca de 13 bilhões de instalações nas duas plataformas. Foram 2 bilhões de downloads acima do recorde anterior.

Os cinco títulos mais populares foram, na ordem, Hunter Assassin, Brain Out, Johnny Trigger, Woodturning e PUBG Mobile. A maior parte dos jogos na lista dos 20 mais são títulos casuais.

Continua após a publicidade

Impacto da COVID-19

Segundo a Sensor Tower, países como China, Itália, Espanha e Estados Unidos apresentaram crescimento de mais de 40% no número de downloads de aplicativos nas duas semanas que se seguiram após o 200º caso local confirmado da doença. Esse impacto foi maior na App Store, que cresceu mais de 50% em alguns desses países.

No entanto, o aumento em receitas não acompanhou esse crescimento em instalações. Mesmo assim, alguns mercados tiveram crescimento de mais de 10% nas compras de apps e dentro de aplicativos por conta da pandemia.

Continua após a publicidade

O Brasil foi o terceiro país que mais instalou aplicativos nestes primeiros três meses de 2020, com cerca de 2,5 bilhões de downloads, atrás de Índia (mais de 5 bilhões) e Estados Unidos (mais de 3,5 bilhões). Lembrando que a China não entra no relatório porque, oficialmente, não há Play Store por lá. E a App Store é muito modificada.

Você pode baixar o relatório completo gratuitamente aqui. Para tanto, precisará fornecer um endereço de e-mail.