Zoom responde críticas e reforça segurança de chamadas e senhas

Zoom responde críticas e reforça segurança de chamadas e senhas

Por Rubens Eishima | 15 de Abril de 2020 às 15h45
Matheus Bigogno/Canaltech

Em meio a uma avalanche de críticas sobre a segurança se seu serviço, o Zoom anunciou a implementação de novas medidas para proteger as videoconferências na plataforma. Entre as novidades estão identificadores (IDs) mais complexos e opções para exigir o uso senha por administradores.

É a segunda grande atualização da plataforma desde o anúncio da empresa sobre se dedicar aos problemas de segurança. Com o grande aumento no número de usuários e a crescente visibilidade durante a pandemia da COVID-19, diversas brechas de segurança no Zoom foram expostas e o anúncio de hoje é uma das respostas a elas.

A mudança mais imediata é o aumento das IDs de reuniões, que passaram de nove dígitos para onze. O número é gerado aleatoriamente e pode ser usado para entrar em salas sem senhas, estratégia adotada por algumas ferramentas para invasão de reuniões.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Senhas reforçadas

Os administradores de contas poderão forçar o uso de senhas fortes em suas reuniões, mesmo as criadas por outros usuários da conta. Os requisitos podem ser ajustados quanto ao comprimento da senha e a exigência de uso de letras, números e caracteres especiais.

Já as gravações de reuniões compartilhadas serão protegidas por senha por padrão em todas as contas. A empresa destaca que gravações existentes não serão afetadas.

Outras novidades

O Zoom liberou novamente o compartilhamento de arquivos em serviços como Dropbox, OneDrive e Box, que tinham sido desativadas por preocupações de segurança, mas a empresa não deu maiores detalhes.

Já a prévia de mensagens recebidas pode ser desativada, para que não seja mostrada nas notificações de sistema. A opção continua alertando para novas mensagens, sem exibir o seu conteúdo.

Fonte: Zoom

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.