Publicidade

Temas coloridos, IA e mais: 10 novidades do WhatsApp reveladas em 2025

Por  | 

Compartilhe:
Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash

Ao longo do ano, a Meta liberou uma série de novidades para o WhatsApp. Entre elas, estão os reforços para tornar o mensageiro mais seguro e os temas de conversas coloridos. Também há novos recursos de IA para resumir mensagens não lidas ou até mesmo para ajudar a escrevê-las.

10 novidades do WhatsApp em 2025

A seguir, confira as seguintes novidades:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Reforço na segurança e privacidade
  • Temas de conversas coloridos
  • Resumo de mensagens não lidas
  • Chamadas estilo Discord
  • WhatsApp para iPad e Apple Watch
  • Notificações apenas quando você é mencionado
  • Tradução de mensagens
  • Novos recados
  • Agendamento de chamadas
  • IA para escrever mensagens

1. Reforço na segurança e privacidade

A segurança do WhatsApp foi reforçada ao longo de 2025. No começo do ano, a Meta reduziu o limite do envio em massa de mensagens, a fim de combater o spam e golpes pela plataforma. Neste mesmo sentido, o app recebeu um resumo que é exibido em conversas com desconhecidos.

Mais tarde, revelou o modo de privacidade avançada, ajuste que evita o vazamento de mensagens, e incluiu um alerta de fraudes. Já o backup criptografado ganham a opção de protegê-los com passkey, as chaves de acesso através de biometria.

2. Temas de conversas coloridos

O WhatsApp ficou mais colorido em 2025. Em fevereiro, o aplicativo recebeu novas temas para conversas, similar ao Telegram, com opção para alterar a cor dos balões das mensagens. A novidade também estreou no WhatsApp Business, versão do app para uso corporativo.

Depois, foi a vez dos computadores. No começo de novembro, a Meta levou a nova opção de personalização ao aplicativo para macOS.

Continua após a publicidade

3. Resumo de mensagens não lidas

Os recursos de inteligência artificial ganharam mais espaço no WhatsApp. Após a estreia do Meta AI em 2024, a empresa começou a desenvolver resumos de mensagens não lidas, com distribuição aos usuários elegíveis em junho.

A novidade opera através do processamento privado, uma nova camada de proteção do mensageiro que garante o uso do modelo de IA com mais privacidade. Assim, você consegue receber uma prévia de tudo o que ainda não conferiu de uma só vez em segurança.

4. Chamadas estilo Discord

Continua após a publicidade

As chamadas no estilo do Discord agora marcam presença no aplicativo da Meta. Com a atualização liberada em maio, os usuários conseguem criar uma espécie de canal de voz onde é possível conversar com várias pessoas de um grupo ao mesmo tempo.

Ao contrário das chamadas convencionais, o novo bate-papo opera como um espaço onde os usuários podem entrar e sair a qualquer momento, sem depender de um convite para acessá-lo. Quando há pessoas no canal, um balão também é exibido na parte superior da conversa em grupo.

5. WhatsApp para iPad e Apple Watch

Após anos de espera, usuários de iPad receberam o aplicativo oficial do WhatsApp, permitindo o uso do mensageiro pelo tablet da Apple. Assim, não é preciso abrir o WhatsApp Web pelo Safari para trocar e ler mensagens pelo aparelho.

Continua após a publicidade

Na sequência, a Meta liberou o app oficial para Apple Watch. Com a novidade, o relógio se torna compatível com a plataforma para enviar mensagens sem depender de notificações, por exemplo.

6. Notificação apenas quando você é mencionado

As notificações de grupos ganharam um avanço em 2025. A começar pela opção para permitir alertas apenas quando o seu número de telefone é mencionado em uma mensagem, há uma reação ou resposta a algo que você enviou, evitando os avisos de qualquer coisa enviada na conversa.

Continua após a publicidade

A Meta também começou a trabalhar em uma opção para marcar todos os participantes do chat coletivo. Assim como no Discord e Slack, ao utilizar a tag “@todos”, por exemplo, o aplicativo emitirá notificações até para quem está com os alertas desligados.

7. Tradução de mensagens

As conversas em outro idioma ficaram mais fáceis: em setembro, a Meta começou a distribuir um recurso para traduzir mensagens do WhatsApp. Tudo isso sem depender de outros aplicativos, como o Google Maps e o Traduzir do iOS.

A “conversão” ocorre através do botão “Traduzir”. Ao acioná-lo, basta selecionar o idioma desejado e aguardar a tradução. De acordo com a Meta, as traduções são feitas no dispositivo e a empresa não tem acesso ao conteúdo das mensagens.

Continua após a publicidade

8. Novos recados

O WhatsApp reviveu os tempos de MSN com a atualização dos recados. Através da nova ferramenta, os usuários conseguem criar recados temporários que são exibidos em balões flutuantes na conversa ou no perfil.

Da mesma forma que outros recursos do app, é possível configurar quem tem acesso aos avisos. Dessa forma, é possível liberá-los a todas as pessoas ou apenas para os contatos, por exemplo.

Continua após a publicidade

9. Agendamento de chamadas

Outra novidade gira em torno do agendamento de chamadas. A ferramenta permite que os usuários criem um convite para uma ligação de voz ou vídeo que ocorrerá no futuro, ideal para marcar horário de um papo importante com amigos, família ou, até mesmo, clientes.

Em paralelo, a Meta liberou o botão para levantar a mão nas conferências. Similar ao Google Meet, Microsoft Teams e Zoom, a função indica quando uma pessoa deseja se pronunciar sem interromper o que outro participante do papo está falando no momento.

10. IA para escrever mensagens

Continua após a publicidade

Além do resumo de mensagens não lidas, o WhatsApp ganhou um assistente de IA para escrever. A novidade ajuda os usuários que estão com dificuldades para iniciar uma mensagem ou precisa de uma revisão para torná-la mais descontraída ou profissional, por exemplo.

A ferramenta também opera através do processamento privado. Dessa forma, nenhum conteúdo é compartilhado com terceiros, incluindo a Meta, a fim de garantir mais privacidade aos usuários.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?