Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Além do Brasil, em quais outros países o WhatsApp é popular?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Março de 2023 às 16h00

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos para troca de mensagens mais popular no mundo inteiro — estimam-se mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. Em regiões de economia em desenvolvimento, como o Brasil, o app é o preferido pela maioria das pessoas devido ao alto custo do envio de texto por SMS e de chamadas telefônicas.

Em dados divulgados pelo centro de pesquisa Statista, em 2022, a quantidade de usuários brasileiros que usam regularmente o WhatsApp é de 147 milhões, cerca de 70% da população — seja para conversas entre conhecidos ou negócios. Além do Brasil, a lista de países onde o aplicativo é popular inclui África do Sul, Índia e a América Latina em geral.

A Panorama Mobile Time/Opinion Box, pesquisa independente realizada no Brasil em 2022, descobriu que 99% das pessoas que utilizam um telefone móvel contam com WhatsApp instalado, e que 85% do total abrem o aplicativo diariamente.

Continua após a publicidade

Onde o WhatsApp é mais utilizado?

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, perdendo apenas para a Índia: o país asiático conta com 82% de usuários ativos com linhas móveis (dados da Statista). Além disso, o comunicador instantâneo também é popular na Indonésia, Rússia e países da America Latina.

Segundos informações do G1, em muitos países desenvolvidos contam com baixa adesão ao WhatsApp e uma forte cultura do SMS. Nestes lugares, os planos de telefonia móvel são acessíveis e é raro existir um plano pré-pago. A grande maioria das pessoas se acostumaram com esse tipo de modalidade.

Por exemplo, a Bélgica é um dos locais onde um dos principais meio de comunicação online ainda são ferramentas tradicionais, como ligação telefônica ou por e-mail. Isso aconteceu ainda antes da era dos smartphones, no período de expansão da infraestrutura e tecnologia 2G, que permitiu às operadoras desses países a oferecer planos com ligações ilimitadas e SMS sem custos.

Há outros aplicativos de mensagens populares no mundo?

Sim. Muitos aplicativos semelhantes ao WhatsApp são populares em alguns países, como o WeChat (na China), o Line (no Japão) e o Viber (Leste Europeu).

Continua após a publicidade

É importante destacar que a Panorama Mobile Time/Opinion Box também levantou dados de outros aplicativos utilizados pelos brasileiros para comunicação por texto e voz, como o Instagram (82%), o Facebook Messenger (71%) e o Telegram (60%).