Publicidade

WhatsApp vai adotar novas medidas para combater spam no mensageiro

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp vai limitar a quantidade de mensagens enviadas no aplicativo. A medida se aplica tanto para usuários comuns quanto do WhatsApp Business, e é uma tentativa de combate ao spam no trocador de mensagens.

A alteração foi revelada pelo portal TechCrunch nesta terça-feira (18) e confirmada pelo Canaltech.

"Estamos explorando a possibilidade de ajudar os usuários a gerenciar o número de mensagens que recebem no WhatsApp para que não se sintam sobrecarregados. Isso inclui limitar o número de mensagens que podem ser enviadas nas Listas de Transmissão. Acreditamos que esta atualização ajudará a manter a caixa de entrada do WhatsApp organizada", disse a Meta em nota à reportagem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A solução mira nos casos de disparos em massa, quando uma mesma mensagem é enviada para muitas pessoas simultaneamente. Ainda que o serviço tenha utilidade para enviar comunidados, anúncios a clientes que autorizaram o recebimento e afins, a solução também é utilizada para interações indesejadas.

Para combater o uso indevido, a Meta vai iniciar testes que impõem limite na quantidade de mensagens enviadas com a ferramenta de Transmissão, que permite o envio de um único conteúdo para até 256 contatos. Atualmente, não há restrições para o uso da ferramenta.

Com o piloto, a Meta pode aplicar o limite para 30 mensagens por mês para cada usuário. Contudo, a quantidade final ainda não foi definida, segundo o portal.

Incentivo à outras ferramentas

A estratégia, além de prevenir spam no app, também mostra uma inclinação da empresa ao incentivo de outras ferramentas do WhatsApp, como é o caso dos Canais, que cria um espaço de disparo em massa para inúmeras pessoas. Para isso, basta seguir o canal e, se preferir, ativar as notificações para ser avisado quando houver novidades.

Dessa forma, não existe o risco de incômodo, uma vez que os canais não aparecem na tela inicial do aplicativo, junto com as conversas, e o usuário pode parar de receber essas comunicações quando desejar.

O Status é outro caminho para distribuir informações. Assim como no Instagram, a ferramenta permite a publicação de conteúdos que duram apenas 24 horas por texto, imagem estática ou vídeo.

E como fica o WhatsApp Business?

Continua após a publicidade

A Meta também aplicará limite de mensagens no WhatsApp Business. De acordo com o TechCrunch, é esperado que, em breve, a empresa anuncie uma nova versão paga do app para empresas, com mais ferramentas e um limite maior de mensagens.

Outra novidade que deve chegar nos próximos meses aos usuários do Business é o recurso de programar mensagens para enviar numa data e horário específico.

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Guia para desativar notificações indesejadas no WhatsApp