Publicidade

Spotify vai transformar podcasts em texto automaticamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2021 às 14h35

Link copiado!

Fixelgraphy/Unsplash
Fixelgraphy/Unsplash
Tudo sobre Spotify

O Spotify trará uma novidade para facilitar o acompanhamento de podcasts: a transcrição automática do áudio. A companhia deve iniciar o serviço em programas exclusivos e originais nas próximas semanas em fase de testes. As pessoas poderão ler a transcrição com ou sem áudio e tocar no texto para ir até aquele ponto específico no áudio.

A meta do serviço é permitir transcrições em todos os podcasts da plataforma em um futuro próximo. Este deve ser um recurso muito útil para quem deseja encontrar um trecho da conversa, reproduzir trecho de uma fala, para quem prefere ler do que escutar o programa e até mesmo para surdos. O Spotify é o primeiro dos grandes aplicativos dedicados a tornar isto possível de forma automatizada.

Continua após a publicidade

O app também deve passar por mudanças no seu visual já a partir desta terça-feira (18): as cores dos botões e o tamanho e formatação dos textos devem ser alterados. A ideia é facilitar a navegação para todos e incentivar o uso por pessoas com problemas de visão ou deficiência visual. Com textos mais destacados, a expectativa é também ajudar o acesso em locais com pouca iluminação ou com luz do sol, onde o reflexo costuma atrapalhar.

Usuários do iOS poderão ampliar ainda mais o tamanho do texto em razão das configurações de acessibilidade do aparelho. Basta navegar até o ícone de Configurações, selecionar Acessibilidade e depois tocar em “Tela e tamanho do texto” — a opção permite ajustar a fonte para ajudar na leitura.

Por enquanto, isso só estará liberado para testadores e em podcasts em inglês. Provavelmente, será necessário fazer ajustes no algoritmo para compreender sotaques, expressões coloquiais e outras menos usuais para evitar transcrições erradas. Ainda não há previsão de quando isso deve chegar ao Brasil.

Novidades para não perder a liderança

Continua após a publicidade

Nos últimos tempos, os concorrentes do Spotify estão vindo com tudo para cima do serviço de streaming de músicas, principalmente após o anúncio de que o serviço conta com 350 milhões de usuários ativos por mês. Ontem, por exemplo, Apple e Amazon anunciaram suporte a músicas em qualidade superior sem cobrança extra.

No fim de abril, o app apresentou uma biblioteca remodelada para facilitar localização de conteúdo. Na mesma época, em resposta ao Apple Music, a empresa lançou um serviço de assinatura de podcasts, o que permitirá aos criadores de conteúdo produzir programas específicos para o público pagante.

O que você acha dessa novidade: vai ajudar no acompanhamento do podcast ou será desnecessária?

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge