Publicidade

4 serviços do Google para curtir o Carnaval

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2024 às 15h05

Link copiado!

Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil
Tudo sobre Google

Não importa se você quer fugir das comemorações ou vai passar o dia inteiro atrás do bloco: o Google tem uma série de soluções para ajudar as pessoas durante o Carnaval. Os serviços da empresa ajudam com a localização, busca de informações sobre festas e até dados sobre as vias bloqueadas durante as festas.

Serviços do Google úteis para o Carnaval

Muitos apps já usados no dia a dia recebem informações adicionais voltadas para o Carnaval. O Canaltech separou uma lista com as principais opções:

Continua após a publicidade

1. Pesquisa do Google

Você pode encontrar informações carnavalescas na Busca e no Maps: a aba de eventos, por exemplo, mostra algumas das principais festas em destaque com datas, horários, locais e pontos de venda.

A pesquisa também deve exibir emissoras de TV parceiras que estão transmitindo ao vivo o Carnaval, assim como é feito com partidas esportivas. Além disso, você pode usar a busca generativa para receber um resumo de IA sobre os desfiles de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Para acessar o recurso, é só pesquisar por "Carnaval" ou termos relacionados. Grandes eventos específicos, como "Carnaval de Salvador" e "Galo da Madrugada", também recebem páginas de destaque com notícias e vídeos.

2. Google Maps

O Maps vai ajudar nas andanças pela cidade durante as festividades. Os foliões poderão obter navegação para chegar no ponto exato de concentração dos blocos ou das festas. Já os moradores receberão alertas de interdição no transporte público e fechamento de vias nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Continua após a publicidade

O app deve exibir zonas em amarelo contornadas por uma linha pontilhada, o que indica uma alta concentração de pessoas. Isso pode orientar motoristas a buscar uma rota alternativa para evitar a muvuca. Esses dados são obtidos graças ao recurso de circulação ao vivo de pessoas, que permite identificar se um lugar está estranhamente mais movimentado que o normal.

Por fim, se você se perdeu do grupo de amigos num bloco, é possível compartilhar a localização em tempo real e ajudar a encontrar mais pessoas no meio da multidão.

3. Google Shopping

Continua após a publicidade

Para quem não pegou uma fantasia ainda, a Busca ajuda com dicas de lojas com adereços. É só pesquisar por "lojas de fantasias perto de mim" para receber uma lista de comércios nas redondezas que ofereçam compra ou venda.

Além disso, o Google Shopping pode ser usado para descobrir o horário de funcionamento de outros estabelecimentos comerciais, como restaurantes e padarias, e consultar se estarão abertos nos dias de Carnaval.

4. Transporte público

Continua após a publicidade

Para quem depende de ônibus, trem, VLT e metrô, o Google tem uma ferramenta que permite estimar a aglomeração no transporte público. Tomando por base uma taxa de ocupação média, é possível saber se é um bom momento para chegar ou sair da festa.

Essa função está dentro do app do Maps no Android ou no iOS e precisa do serviço de localização ativado funcionar em tempo real. O Google também exibe algumas orientações e informações básicas, como o horário de chegada, o local de partida, o tempo de espera, a estimativa de chegada e algum possível atraso.

Lembre-se que não existe ferramenta melhor do que a consciência, então curta o Carnaval com responsabilidade. Nada de beber e dirigir, brinque sem importunar ninguém e paquere só quem permitir. Aproveite as festas ou descanse muito!