Publicidade

10 novos recursos mais legais do WhatsApp em 2023

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Dezembro de 2023 às 08h10

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp ficou bem diferente em 2023: o mensageiro mais usado no Brasil adicionou uma série de recursos e mudanças visuais que melhoraram a experiência do usuário durante o ano. Dois exemplos simples são os canais e as comunidades, novas formas de conversas que ampliaram as possibilidades de interação pelo app, mas os avanços não pararam por aí.

Melhores novidades do WhatsApp em 2023

O Canaltech compilou as principais melhorias do WhatsApp durante o ano, com recursos que já podem ser acessados pela maioria dos usuários no Brasil no momento da publicação — veja a lista:

Continua após a publicidade

10. Novo chat de voz em grupos grandes

O mensageiro criou um novo chat de voz para grupos com mais de 32 participantes: o bate-papo de áudio é mais discreto e não faz os celulares tocarem. No lugar disso, é possível acessá-lo em uma aba no topo da conversa, com estilo similar ao do Discord.

9. IA que transforma selfie em Avatar

Continua após a publicidade

Os avatares 3D da Meta chegaram ao Zap neste ano e contam com a opção de criar o personagem a partir de uma selfie enviada ao aplicativo. A IA faz todo o trabalho de personalização, e depois você precisa apenas editá-lo com roupas e acessórios.

8. Mensagens de áudio temporárias

Fotos e vídeos autodestrutivos já fazem sucesso no app, e o WhatsApp decidiu ampliar o recurso para as mensagens de áudio. Com a função ativa, os destinatários só podem reproduzir a mensagem uma vez e o conteúdo é apagado logo em seguida.

Continua após a publicidade

7. Senha personalizada para proteger conversas

O WhatsApp disponibilizou uma aba para criar conversas secretas no aplicativo: os chats ficam numa aba separada e só podem ser abertos com biometria ou senha do aparelho. Posteriormente, o app lançou uma alternativa para criar uma senha personalizada e adicionar uma camada extra de privacidade às mensagens.

Continua após a publicidade

6. Fotos e vídeos autodestrutivos no PC

O mensageiro ampliou a distribuição das mídias autodestrutivas na versão para desktop. A novidade facilita na hora de enviar arquivos pelo PC e dispensa o trabalho de usar um celular para a mesma função.

5. Fotos em HD

Continua após a publicidade

O app finalmente incluiu a opção para enviar fotos e vídeos em alta definição. Os arquivos podem ocupar mais espaço, mas garantem uma resolução melhor das mídias e facilita a transferência dos dados sem perder qualidade. 

4. Novo visual no Android

Para alguns, o WhatsApp está de cara nova: a interface remodelada no Android adiciona um menu inferior para facilitar o acesso aos canais e comunidades, além de substituir o esquema de cores usado no app. O visual está disponível para testadores da versão Beta e deve chegar a mais usuários em 2024.

Continua após a publicidade

3. Acesso em mais de um celular

Uma das principais novidades do WhatsApp em 2023 é o suporte para conectar a mesma conta em até quatro celulares diferentes, sem a necessidade de trocar o chip para cada um deles. A função permite sincronizar o histórico de conversas e permite que você troque mensagens em cada aparelho.

Continua após a publicidade

2. Comunidades

As comunidades foram lançadas no ano passado, mas só chegaram ao Brasil em 2023. Funcionam como um supergrupo e, dentro deste espaço, é possível incluir um chat de avisos e até 50 grupos menores vinculados, podendo chegar a 2 mil membros totais.

1. Canais

Continua após a publicidade

Os canais do WhatsApp são uma forma de ampliar a audiência no mensageiro. Somente o administrador pode enviar mensagens nestas conversas públicas, enquanto qualquer pessoa pode encontrar e seguir um canal específico na aba de Status. O recurso é útil para a distribuição de notícias sem a necessidade de criar um grupo para isso.

WhatsApp não parou por aí

Essas são as novidades de maior destaque no app, mas o mensageiro teve um 2023 bem movimentado — o Canaltech preparou uma lista para você conferir tudo o que o WhatsApp lançou durante o ano.