Publicidade

5 coisas que o WhatsApp faz melhor que o Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Agosto de 2023 às 12h00

Link copiado!

Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Quando se fala em aplicativo de mensagens no Brasil, o WhatsApp e o Telegram disputam a preferência de milhões de usuários. Apesar de similaridades em seus recursos mais básicos, como a troca de textos ou a realização de chamadas de voz e vídeo, há uma série de coisas em que o WhatsApp é melhor que o Telegram.

No que o WhatsApp é melhor que o Telegram?

Cada usuário tem suas próprias necessidades e também dá importância diferente a argumentos relacionados à segurança, facilidade de uso e possibilidades de cada aplicativo.

Continua após a publicidade

Aqui, o Canaltech apresenta uma lista de cinco coisas que o WhatsApp faz melhor que o Telegram, para que você faça sua avaliação.

5. Localize lojas e negócios próximos

Mais um recurso que faz parte do WhatsApp Business, a chamada “guia de negócios” usa a localização do usuário para que ele encontre estabelecimentos nas proximidades. É uma boa ajuda, por exemplo, na busca por um restaurante na hora do almoço ou por uma loja que esteja aberta em um horário alternativo.

Continua após a publicidade

A partir da opção, os negócios podem fazer novos clientes, enquanto os usuários localizam opções, acessam catálogos ou entram em contato direto. Disponível exclusivamente no Brasil, a “guia de negócios” do WhatsApp faz parte dos planos de expansão do mensageiro em nosso país.

4. Crie figurinhas com facilidade

Quem usa iPhone não depende de aplicativos externos ou outras ferramentas para criar stickers no WhatsApp. A partir de uma API disponível no iOS 16, os usuários podem simplesmente arrastar uma imagem recortada da galeria para dentro de uma conversa, para que o próprio mensageiro a transforme em uma figurinha compartilhável.

Continua após a publicidade

No Android, entretanto, ainda não é tão fácil assim, com os usuários dependendo de softwares como o Sticker.ly, que em compensação, disponibiliza uma gigantesca galeria de figurinhas criadas pelos usuários para serem enviadas. No WhatsApp Web, também, há uma ferramenta nativa para os stickers.

De qualquer forma, esse processo no Zap é muito mais simples do que no Telegram, onde para criar uma só figurinha é preciso conversar com um bot e seguir um passo a passo cheio de restrições.

3. Recursos gratuitos

Continua após a publicidade

Quem usa a tecnologia há mais tempo deve se lembrar da cobrança anual de US$ 1 nos primórdios do WhatsApp. Desde que foi adquirido pelo Facebook, o aplicativo de mensagens é totalmente de graça, com todas as suas funções disponíveis a qualquer usuário que tenha o software instalado.

Por mais que os golpes online e fake news insistam em dizer que o WhatsApp pode se tornar pago, não existem planos oficiais para isso. Ao contrário do que acontece com o Telegram, também não existem versões “premium” do mensageiro nem recursos que ficam disponíveis apenas a assinantes.

2. Mensagens protegidas

Continua após a publicidade

O principal argumento a favor do WhatsApp é a segurança envolvida na troca de mensagens. O aplicativo usa criptografia de ponta a ponta em tempo real não apenas aos textos trocados entre os usuários, mas também a arquivos ou chamadas de áudio e vídeo, garantindo que apenas os envolvidos na comunicação possam ler o que está sendo dito.

Nem mesmo a própria Meta, dona do WhatsApp, tem acesso ao conteúdo das mensagens, que são travadas por chaves de criptografia trocadas apenas entre os usuários. Esse é um recurso disponível por padrão no aplicativo e aplicado de forma automática a toda comunicação realizada por ele.

1. Todo mundo usa

Continua após a publicidade

A popularidade do WhatsApp é, sem dúvida, uma das maiores vantagens em relação à concorrência. Apenas no Brasil, seriam cerca de 165 milhões de usuários ativos, com o aplicativo estando instalado em mais de 90% dos celulares em uso no país. Hoje, é mais dificil achar alguém que não usa o software do que o contrário.

Isso faz com que o app também seja a preferência dos estabelecimentos no relacionamento com os clientes. Por meio da plataforma WhatsApp Business, é possível fazer contato, realizar atendimentos e até operações financeiras, com a popularidade e facilidade de acesso sendo um fator predominante aqui.

WhatsApp x Telegram

Continua após a publicidade

Veja também seis coisas que o Telegram faz melhor que o WhatsApp