Publicidade

Os 15 melhores aplicativos para Android de 2023

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Dezembro de 2023 às 16h30

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Novas plataformas, atualizações de ferramentas com recursos de IA e melhorias em serviços são os destaques dos melhores aplicativos de Android de 2023. Em um ano dominado pelo debate sobre inteligência artificial, diversos apps começaram a implementar soluções de IA que transformam a experiência do usuário.

Com a proposta de relembrar os principais lançamentos e e apresentar uma retrospectiva do ano, o Canaltech relaciona os melhores apps de Android que marcaram 2023 em diversos segmentos: redes sociais, edição de imagens e vídeos, mobilidade, produtividade e entretenimento.

15 melhores apps de Android em 2023

Continua após a publicidade

Confira abaixo a nossa seleção com os melhores aplicativos de Android que foram lançados ou receberam atualizações significativas em 2023:

15. Threads

A Meta lançou em julho de 2023 a sua rede social de microblog com o claro objetivo de fazer concorrência ao X (antigo Twitter) e aproveitar o descontentamento de uma parcela do público com as mudanças realizadas por Elon Musk na plataforma do finado passarinho azul.

Inicialmente, o aplicativo do Threads apresentava apenas recursos básicos para publicar e interagir com outras pessoas, mas recebeu várias atualizações nos meses seguintes que ampliaram a experiência de uso. O cadastro na rede social precisa ser realizado a partir de uma conta no Instagram, mas é possível excluir o perfil no Threads separadamente.

Continua após a publicidade
  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

14. Uber

A Uber se tornou referência de mobilidade nas cidades e é o aplicativo líder do segmento entre os brasileiros. Com o objetivo de continuar na liderança de atendimento aos clientes, o app ganhou novos serviços em 2023 e atualizou o seu modelo de assinatura.

Continua após a publicidade

O programa de membros Uber One substitui o Uber Pass e oferece cashback em corridas e entrega grátis para compras acima de R$ 100 em mercado, lojas, farmácia e pet shop.

A plataforma lançou também uma modalidade de perfil "Família e adolescentes" que facilita a solicitação de transporte para menores de idade pelos pais ou responsáveis, além de garantir maior segurança com a seleção dos motoristas mais bem avaliados e a opção de gravar o áudio dessas corridas.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito (com serviços pagos)
Continua após a publicidade

13. Audible

A Amazon lançou em outubro no Brasil a Audible, uma plataforma para ouvir audiolivros, podcasts e conteúdos exclusivos de áudio através de aparelhos como celulares, computadores, tablets, dispositivos Alexa e Apple Watch.

O serviço tem um plano de assinatura mensal que dá acesso a uma vasta biblioteca de títulos gratuitos e oferece desconto na compra de itens do catálogo adicional. Também é possível adquirir audiolivros individualmente ou acessar as amostras gratuitas da plataforma.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito (com opção de assinatura)
Continua após a publicidade

12. Google Maps

Em 2023, o Google Maps recebeu várias melhorias e novos recursos que justificam a sua inclusão entre os melhores app de Android. Além de oferecer navegação por GPS e a consulta do trânsito em tempo real, o aplicativo adicionou um modo de acessibilidade para cadeirantes que ajuda a definir rotas que não têm escadas no caminho.

A plataforma também mudou o seu visual, com a apresentação de um novo esquema de cores e alteração na sinalização de rotas, e ampliou para São Paulo e Rio de Janeiro o recurso de realidade aumentada que permite explorar as cidades com o uso da câmera do celular.

Continua após a publicidade

Outra novidade apresentada no Google Maps é o "Immersive View", que estreou no país em locais emblemáticos de quatro grandes cidades: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. O recurso oferece uma visão imersiva de locais como o Centro do Dragão do Mar, o Cristo Redentor, o Palácio do Itamaraty e o Museu de Arte de São Paulo (Masp).

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

11. Google Keep

Continua após a publicidade

O Google Keep é uma ferramenta prática para realizar anotações, marcar lembretes, criar listas e ajudar na organização de tarefas pelo celular. Com o objetivo de melhorar a experiência de uso e oferecer mais recursos no aplicativo, o Google adicionou um novo editor de texto para o Keep com ferramentas de formatação avançadas

Em uma demostração dos esforços da companhia em incentivar a utilização do Keep, o Google também transferiu as Listas de Compras e as Notas do Google Assistente para a ferramenta, centralizando todas as atividades de anotações no aplicativo.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito
Continua após a publicidade

10. WhatsApp

O mensageiro favorito dos brasileiros ganhou vários novos recursos e apresentou melhorias em diversas ferramentas do aplicativo. Em 2023, o WhatsApp estreou as comunidades e os canais no Brasil, que representam novos meios de comunicação em massa pelo app.

O WhatsApp liberou ainda a opção de envio de fotos em alta definição, atualizou a interface de câmera, incluiu uma ferramenta para criar avatares personalizados, adicionou proteção com senha personalizada para "chats secretos" e implementou o envio de mensagem de voz com reprodução única.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito
Continua após a publicidade

9. Spotify

A plataforma de streaming de áudio líder do mercado segue inovando e desenvolve soluções com uso de inteligência artificial para manter seus ouvintes ligados — e continuar na lista de melhores aplicativos de Android.

Em parceria com a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, o Spotify implementou a IA "Whisper" para traduzir podcasts para diferentes idiomas e testa uma ferramenta "DJ" para criar playlists personalizadas em mercados selecionados. Já com o Google Cloud, o Spotify trabalha em algoritmos para melhorar a recomendação de músicas e a descoberta de conteúdos.

Continua após a publicidade
  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito (com opção de assinatura)

8. TikTok

O TikTok se tornou o destino favorito do público — especialmente os mais jovens — para ver os memes mais recentes, as dancinhas da moda ou mesmo aprender dicas, truques e receitas.

Com o avanço das soluções de IA generativa de conteúdo, a plataforma de vídeos curtos alterou as regras da comunidade e proibiu a publicação de deepfakes de figuras públicas e menores de idade. Outra mudança nessa área é uma nova etiqueta de identificação que deve marcada ao subir vídeos gerados por inteligência artificial.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

7. Duolingo

O Duolingo oferece uma plataforma gamificada para o aprendizado de idiomas pelo celular e disponibiliza cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para as pessoas que falam português. Para quem tem domínio do inglês, é possível aprender várias outras línguas pelo app, incluindo japonês, coreano, turco e mandarim — e com acesso gratuito.

A plataforma possui um modelo de assinatura que possui "vidas ilimitadas" contra erros cometidos nas aulas e elimina os anúncios. Em 2023, o Duolingo anunciou a expansão de seus serviços com um curso de música com ensino gamificado.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

6. Swiftkey

O Microsoft Swiftkey é uma opção de teclado disponível para Android que apresenta ferramentas de personalização e recursos práticos que facilitam a digitação no dia a dia. O app conta com os tradicionais emoji, GIFs, figurinhas, além de soluções para transcrever áudios e traduzir textos.

Em 2023, o Swiftkey ganhou a integração com a IA do Bing com acesso a um mecanismo de pesquisa na web e um chatbot para realizar consultas diretamente pelo teclado. A atualização adicionou ainda um modo de "tom" para ajustar o texto e adequar para diferentes situações.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

5. Trebel

Eleito o melhor app de Android de 2023 pelo Google Brasil, o Trebel é um aplicativo para ouvir música que funciona em modo offline e tem acesso gratuito. A plataforma permite que os usuários façam o download de suas músicas favoritas para escutar quando quiserem, mesmo sem conexão com a internet.

O aplicativo adicionou em 2023 uma solução de inteligência artificial chamada Trebel AI que realiza a recomendação de conteúdo com base em uma descrição de texto fornecida em linguagem natural.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

4. Canva

Entre as ferramentas de edição e design gráfico disponíveis no mercado, o Canva se destaca como um dos melhores aplicativos de Android do momento. O app disponibiliza uma ampla variedade de ferramentas para criação de projetos, seja apresentações, documentos para impressão ou posts para redes sociais.

O Canva conta também com uma área para gerar imagens e vídeos a partir de descrições em texto. O recurso pode ser utilizado gratuitamente com a oferta de créditos no cadastro da conta, mas também é possível assinar a versão Pro do aplicativo para usar as ferramentas de IA sem limite além de ter acesso a recursos avançados.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito (com opção de assinatura)

3. Opera

O app para Android do navegador Opera oferece várias opções de customização e ferramentas presentes na versão para computadores — como VPN gratuito, bloqueador de anúncios e gerenciador do uso de dados móveis.

Em 2023, o Opera ganhou recursos de inteligência artificial com a Aria, uma assistente desenvolvida em parceria com a OpenAI. A IA pode ser usada para buscar informações, gerar textos e códigos ou ajustar a escrita com o modo "Refiner".

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito

2. Bing

A Microsoft lançou este ano o aplicativo do Bing para celular que facilita o acesso ao mecanismo de busca e ao GPT-4 — o modelo de linguagem mais atualizado da OpenAI. Nele, é possível realizar pesquisas e conversar com o chatbot por texto, voz ou mesmo imagens.

Além disso, o app permite gerar imagens a partir de descrições em texto dentro do próprio chat, com a utilização da ferramenta "Criador de imagens do Designer" e o emprego do modelo DALL-E 3: basta digitar a imagem que deseja e aguardar a geração dos resultados.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito (com opção de assinatura)

1. ChatGPT

O ChatGPT se tornou um fenômeno no mundo da tecnologia, com rápida adesão pelo público e forte impacto sobre modelos de negócios em todo o mundo. O chatbot de IA da Open AI processa e gera textos em linguagem natural e pode ser utilizado em várias atividades, desde simples pesquisas até construções de código de programação.

A ferramenta foi aprimorada ao longo de 2023 com a possibilidade de enviar comandos por voz e fazer o upload de imagem — com a opção de identificar os elementos do arquivo e extrair dados. O ChatGPT possui uma versão paga que dá acesso aos modelos GPT-4 e DALL-3 para realizar consultas mais atualizadas e gerar imagens a partir de texto.

  • Disponível em: Android
  • Preço: gratuito (com opção de assinatura)

Relembre também a história do ChatGPT com curiosidades sobre o chatbot da OpenAI.