Publicidade

Google cutuca Apple em nova campanha para promover mensagens RCS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Agosto de 2022 às 16h54

Link copiado!

Robert Scoble (VisualHunt)/Matcuz (Pixabay)
Robert Scoble (VisualHunt)/Matcuz (Pixabay)
Tudo sobre Google

O Google deu início a mais uma campanha publicitária para pressionar a Apple a adotar o padrão RCS para mensagens instantâneas. O “Get The Message” (uma brincadeira em inglês com a expressão “Entenda a mensagem”) apresenta um breve vídeo que expõe a ampla disponibilidade do formato de mensageria nas mais diversas marcas que usam Android, enquanto destaca a negligência da Maçã.

As imagens trazem uma explicação bastante simples sobre o que é o RCS e como o protocolo consegue aprimorar o bate-papo online. A estrutura do formato permite enviar mensagens multimídia, conferir status de leitura e muito mais, posando como rival de serviços como WhatsApp e Telegram.

Continua após a publicidade

A campanha não deixou a referência na diferenciação de cores de balões passar despercebida, obviamente. As cores dos campos de texto foram catalisadores de uma polêmica meses atrás, quando o jornal Wall Street Journal noticiou a complexa estigmatização dos "balões verdes", paleta usada no iOS para representar mensagens vindas no padrão SMS (geralmente enviadas a partir de aparelhos Android).

“A Apple apenas precisa pensar diferente”, alfineta o vídeo da campanha, em uma referência ao antigo slogan da Maçã, “Think different” (“Pense diferente”, em português).

Treta antiga

Há meses, o Google tenta convencer a Apple a adotar o protocolo RCS como um dos formatos aceitos pelo iMessage, app de mensageria padrão do iPhone. A adição do formato, de fato, favoreceria a comunicação entre usuários de diferentes plataformas, mas a disputa é mais profunda do que isso.

Continua após a publicidade

O formato RCS começou devagar e sofreu muito por depender das operadoras de telefonia — algo que, de certa forma, criou certo preconceito com a tecnologia. Era difícil saber quando o padrão era utilizado para trocar mensagens, quanto custava e quais suas vantagens. A situação começou a mudar em 2019, quando o Google tomou conta da implantação do protocolo.

A partir daí, o alcance do RCS foi significativamente ampliado para dispositivos Android. A popularidade do protocolo, enquanto tornou a comunicação mais simples, impulsionou a adoção do Google Mensagens, app da companhia dedicado para chat SMS e RCS.

Continua após a publicidade

Porém, falta um último obstáculo: a Apple. O iMessage pode não ser um dos apps mais fortes no Brasil (por aqui, o WhatsApp domina), mas ele tem presença bastante relevante em outras regiões do mundo, como nos Estados Unidos.

Presos com a Apple

Essa condição de exclusividade, porém, cria um círculo vicioso — e a Apple sabe disso. Enquanto o iMessage garantir comunicação simplificada entre consumidores da Maçã, a tendência é que eles continuarão comprando novos iPhones. O usuário que tenta sair dessa “bolha” pode acabar excluído de boa parte dos papos entre amigos, professores, colegas e familiares, conforme constatou o artigo do Wall Street Journal.

Sendo assim, se a Apple adotasse o padrão RCS, existiria mais uma brecha para que donos de iPhones saíssem do ecossistema da empresa, nem que fosse para experimentar um celular Android. Esse movimento não renderia lucro direto para o Google, mas a compra de mais dispositivos Android inevitavelmente impulsionaria a fatia de mercado da empresa no segmento.