Google Mensagens experimenta reações com emojis compatível com iMessage

Google Mensagens experimenta reações com emojis compatível com iMessage

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2022 às 17h02
Igor Almenara/Canaltech

O Google Mensagens começou a "traduzir" reações do iMessage no Android na mais recente versão de testes. Vista pela primeira vez em novembro do ano passado, a funcionalidade enfim permite que os emojis anexados aos papos entre usuários de iPhone e Android sejam apresentados da forma correta.

Essa adição quebra uma importante barreira de comunicação entre o Android e o iPhone, aproximando o SMS do padrão de qualidade obtido pelo protocolo RCS (não suportado pelo iOS). Em vez de aparecer como descrições em texto como “Não curtiu [mensagem]”, a reação é demonstrada como um emoji na mensagem em questão, assim como acontece nos papos de iPhone para iPhone no iMessage.

As descrições de reações ainda aparecem como mensagem de texto, mas são também representadas nas respectivas mensagens (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Entretanto, a tradução das reações vindas do iPhone não é a mais precisa possível — e não está claro por que o Google optou por isso. Segundo o site 9to5Google, que obteve acesso à novidade, o “coração” (❤️) recebido no Android vira um “Rosto sorridente com olhos apaixonados” (😍) e a reação “Haha” se transforma em “Rosto com lágrimas de alegria” (😂).

A adaptação de algumas reações pode não interferir na intenção da mensagem, mas é interessante observar que existem essas diferenças. Em novembro, já existiam indícios de que as reações não seriam 100% iguais das duas pontas da conversa.

Reações são ativadas por padrão

Assim que a novidade chegar ao app, ela será habilitada por padrão nos papos via SMS com donos de iPhones. Contudo, para se assegurar que a função chegou ao aparelho, você pode conferir no menu de configurações. Para isso, basta ir até Opções > Configurações > Avançado e ativar a opção “Mostrar reações do iPhone como emojis”.

De acordo com o site Droid-Life, o recurso está contido na compilação 20220121_02_RC00, atualmente exclusiva para testadores do Google Mensagens. Se você for um deles, vale conferir se há downloads pendentes na Play Store.

Fonte: Droid-Life, 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.