Marcas abusam do protocolo RCS para enviar spam por mensagem

Marcas abusam do protocolo RCS para enviar spam por mensagem

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2022 às 17h11
Igor Almenara/Canaltech

Na Índia, campanhas de publicidade começaram a exagerar no uso de mensagens no padrão RCS. Nas últimas semanas, usuários indianos do Google Mensagens se queixam do bombardeio incessante de publicidade no novo protocolo — algumas, inclusive, vindas de anunciantes desconhecidos.

O padrão RCS, porém, não deveria ser usado dessa forma: em site oficial, o Google deixa claro que o canal de comunicação só deveria ser utilizado para interação com marcas de forma útil, como no envio de cartões de embarque, divulgação de informações adicionais (como rastreamento ou promoção de pacotes) — todos, em resumo, provenientes de uma relação pré-estabelecida pelo consumidor.

Contudo, na Índia, campanhas publicitárias saíram de controle, principalmente nos últimos meses. O influenciador e entusiasta em tecnologia Ishan Agarwal ressaltou o fenômeno recente, dizendo que “a quantidade de anúncios recebidos é enlouquecedora” e que, se continuar dessa forma, o Mensagens se tornará “o pior app do Google”.

"A quantidade de anúncios recebidos é enlouquecedora, são várias todos os dias. Sim, elas não são mensagens, são publicidades disparadas pelo app para usuários indianos", disse Agarwal. Segundo ele, o problema fica mais grave ao considerar que o Mensagens é uma popular plataforma de comunicação no país.

Uso indevido da plataforma

Aparentemente, os disparos das campanhas acontecem por meio de um mecanismo integrado ao protocolo RCS, voltado para a comunicação com empresas. Os remetentes são marcas “verificadas” pela plataforma e a maioria dos anúncios é inofensivo.

Anúncios são disparados por mecanismos destinados a contas comerciais (Imagem: Reprodução/Android Police)

O envio de publicidade é previsto para essa função, porém a inundação de mensagens é vista como um abuso. De acordo com os relatos, até celulares sem um chip SIM habilitado recebem mensagens no padrão RCS.

Como ressalta o site Android Police, o Google não é inteiramente responsável pelo uso indevido do padrão RCS, contudo, tem sua parcela de culpa: boa parte dos anunciantes aparentemente abusa do acesso fácil aos privilégios de disparos restritos a contas comerciais para fazer spam. A tendência teria começado com estabelecimentos como Kotak Mahindra Bank, Bajaj Finserv, Buddy Loan e PolicyBazaar.

Há solução

Felizmente, é possível fugir da publicidade enviada por RCS: desligando o protocolo e voltando ao SMS. Enquanto o padrão não for amplamente utilizado, optar por desabilitá-lo totalmente não é um inconveniente tão grande, mas certamente é um mau sinal para uma ferramenta que ainda luta por maior popularidade.

Não há relatos que sugerem a disseminação do problema para outras regiões — porém, se não for corrigido pelo Google, pode ser só questão de tempo.

Fonte: Android Police

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