Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google estaria espionando aplicativos no Android para impulsionar seus serviços

Por| 24 de Julho de 2020 às 11h45

Link copiado!

Reprodução/Reuters
Reprodução/Reuters
Tudo sobre Google

Atualmente, tem-se falado muito sobre práticas anticompetitivas das grandes empresas de tecnologia que estariam suprimindo a concorrência. A Apple tem sido a mais criticada nos últimos meses, com acusações de impostos abusivos e concorrência desleal, mas o Google também está no centro das atenções por supostamente espionar aplicativos para beneficiar seus próprios serviços.

Segundo fontes ouvidas pelo site The Information, a gigante de Mountain View estaria usando sua plataforma Android para obter dados de uso dos aplicativos e, a partir daí, tomar decisões sobre serviços da casa. A coleta de dados seria feita através do Android Lockbox, um serviço que monitora seletivamente como os usuários interagem com aplicativos que não sejam da empresa.

Tal prática, de acordo com as informações obtidas, foi utilizada quando o YouTube estava planejando lançar um concorrente do TikTok na Índia e as equipes internas descobriram como as pessoas utilizavam o app e seus rivais no Android. Também houve relatos de que o Google monitorou o uso de aplicativos de e-mail que disputam mercado com o Gmail, além do uso do Instagram e do Facebook.

Continua após a publicidade

Google responde

O Google admitiu que coleta dados de uso dos aplicativos, mas garantiu que os utiliza para fornecer recursos como priorizar os aplicativos mais usados para gerenciar a autonomia de bateria dos aparelhos.

Além disso, a dona do Android alega que os dados estavam disponíveis gratuitamente para desenvolvedores — mas cada um, teoricamente, só podem ver suas próprias informações, enquanto o Google tem uma visão abrangente de todos os aplicativos em execução em sua plataforma.

Privacidade em risco?

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que o Google se envolve em polêmicas desse tipo. Em junho deste ano, por exemplo, a empresa foi multada em aproximadamente R$ 26 bilhões por coletar dados de usuários no modo anônimo do Chrome. O processado, ainda em andamento, busca impedir que a gigante continue se beneficiando da coleta indevida e não autorizada de dados de usuários que usam o navegador.

Em meados deste mês, o Google foi processado novamente por violar as leis federais de escutas telefônicas e de privacidade dos EUA. A acusação alega que a empresa rastreia e coleta a atividade de aplicativos, mesmo depois de os usuários desativarem o rastreamento na internet e nas configurações da Conta Google.

Em meio às recentes acusações e investigações da Comissão Europeia sobre supostas práticas anticompetitivas das grandes empresas, o Subcomitê Antitruste dos Estados Unidos realizará uma audiência com os CEOs da Apple, Amazon, Facebook e Alphabet, empresa controladora do Google, no próximo dia 27 para discutir exatamente essa pauta. A decisão foi tomada em junho deste ano após preocupações de que as gigantes da tecnologia estariam suprimindo a concorrência.

Fonte: The Information