Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify denuncia Apple por práticas desleais cometidas na App Store

Por| 13 de Março de 2019 às 17h10

Link copiado!

Spotify denuncia Apple por práticas desleais cometidas na App Store
Spotify denuncia Apple por práticas desleais cometidas na App Store
Tudo sobre Spotify

Mais um episódio da rivalidade entre Spotify e Apple começou a ser desenhado nesta quarta-feira (13). A empresa de streaming denunciou a Apple por práticas desleais cometidas na App Store. O caso foi registrado na Comissão Europeia.

A informação foi confirmada pelo CEO do Spotify, Daniel Ek. "Nos últimos anos, a Apple introduziu regras na App Store que limitam propositadamente a escolha e sufocam a inovação às custas da experiência do usuário – atuando essencialmente como jogador e árbitro para prejudicar deliberadamente outros desenvolvedores de aplicativos”, escreveu em blog do Spotify.

A relação entre as empresas é um tanto complicada: apesar de depender do App Store para alcançar o público do iOS, o Spotify rivaliza com o serviço de streaming Apple Music.

A denúncia apresentada na Comissão Europeia tem caráter privado, mas o Spotify detalhou em seu blog as estratégias da Apple para restringir o "campo de ação" de outras empresas.

Continua após a publicidade

Segundo Ek, a queixa e o pedido de interferência regulatória para garantir a concorrência justa vem "depois de tentar, sem sucesso, resolver os problemas diretamente com a Apple". O Spotify reclama das altas taxas cobradas pela Apple sobre assinaturas em aplicativos – o "imposto da Apple", como definiu o CEO, cobra 30% do valor pago pelos usuários no primeiro ano, e 15% nos demais.

“Se pagarmos essa taxa, isso nos forçaria a aumentar o preço de nossa assinatura premium bem acima do preço do Apple Music. E, para manter nosso preço competitivo para nossos clientes, isso não é algo que podemos fazer”, continuou.

A base da alegação da Spotify é que a empresa quer ser tratada como "vários outros aplicativos na App Store, como o Uber, que não estão sujeitos ao imposto da Apple e, portanto, não têm as mesmas restrições".

Em seu post, Ek detalhou três solicitações à Comissão: que criadores de apps não sejam forçados à usar a plataforma de pagamento da Apple e, consequentemente, a pagarem suas tarifas; que os aplicativos concorram por seus méritos e não com base em quem é o dono da loja; e que App Store não controle a comunicação entre usuários e desenvolvedores.

Continua após a publicidade

Este é um grande passo para o Spotify fazer. Muitos desenvolvedores fizeram barulho sobre as políticas da Apple, mas geralmente eles não têm poder e muitos têm o cuidado de limitar o tom de suas reclamações. O Spotify é a maior empresa até agora a falar abertamente sobre o assunto e, mais precisamente, registrar formalmente uma queixa regulamentar sobre como a Apple trata os desenvolvedores.

Imposto Apple

Não é só na App Store que a Apple enfrenta resistências de grandes empresas pelo "imposto Apple". A Maçã está com dificuldades para convencer grandes editoras de conteúdo a disponibilizarem seus materiais para o Apple News, futuro streaming de notícias.

Isso porque a gigante de tecnologia quer receber 50% do valor das assinaturas. Outros 50% seriam divididos entre as publicações. Por enquanto, a empresa conseguiu convencer apenas pequenas editoras usando o argumento da grande exposição que elas ganhariam na plataforma.

Continua após a publicidade

A empresa chefiada por Tim Cook também tem planos para lançar um serviço de streaming de vídeos. A novidade deve ser anunciada em 25 de março. Segundo rumores, a plataforma deve oferecer conteúdos originais da Apple gratuitamente para usuários do iOS, também permitindo a assinatura da versão paga para qualquer um acessar todo o catálogo, além das produções originais.

Os novos serviços fazem parte de um movimento da Apple para encontrar outras formas de crescimento em um momento de estagnação das vendas do iPhone.

Fonte: TechCrunch