Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google cede às normas de privacidade da Apple e atualiza Gmail depois de 3 meses

Por| 23 de Fevereiro de 2021 às 10h40

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google finalmente atualizou o app do Gmail para iOS. Desde dezembro sem qualquer pacote disponível para download, a gigante parecia se esquivar da nova política de privacidade implementada no sistema operacional da Apple. Sem opções, a dona do Android dá fim ao silêncio e disponibiliza o primeiro update de 2021 ao seu aplicativo de e-mail.

Assim que atualizado o app, os usuários do iOS serão alertados sobre quais dados são coletados no Gmail e poderão aceitar ou não o compartilhamento das informações. Na página do Gmail, o registro do que foi coletados ficam devidamente discriminados em uma extensa lista que pode espantar o usuário de iPhone.

Continua após a publicidade

De acordo com a página oficial, o Gmail coleta informações relacionadas a compras (atreladas ao endereço de e-mail), localização, informações de contato, contatos salvos, conteúdo do usuário, histórico de pesquisa, identificadores, controle de dados móveis, diagnósticos de sistema e outros. Até agora, o Google não justificou nenhuma das exigências do aplicativo.

Chegando “na maciota”

Certamente, o Google se viu intimidado pela briga entre o Facebook e a Apple e esperou algum desdobramento positivo para o lado de Mark Zuckerberg para liberar atualizações dos apps do seu ecossistema. Sem saída, a gigante cedeu e liberou a atualização — acompanhada por uma alarmante coleta de dados.

Essa teoria é reforçada pelas evidências anteriores. No início deste mês, alguns aplicativos da companhia denunciavam que “estavam desatualizados” nos iPhones, entretanto não havia qualquer download disponível na página da App Store. A notificação levantou a suspeita de que o Google estava adiando a distribuição dos pacotes, mas atualizando-os no servidor — que entregou a prática ao acusar as versões datadas.

Continua após a publicidade

Outros apps da companhia ainda precisam ser atualizados. Atualmente, os demais aplicativos para iOS estão há mais de três meses sem receber novidades. É provável que o Google libere as atualizações gradativamente para evitar chamar a atenção da comunidade do iOS e da mídia especializada, considerando que o total de dados coletados pode ser ainda mais assustador.

Da mesma forma, não há previsão para o lançamento das atualizações dos demais aplicativos. O Google, por sua vez, desmente a teoria de que tenta driblar as novas regras do iOS.

Fonte: Phone Arena