Google vai parar rastrear usuários em apps para se adequar às regras do iOS
Por Rubens Eishima |
O Google anunciou em seu blog uma série de mudanças em aplicativos e serviços para se adequar às regras de privacidade do iOS. A principal alteração é o desligamento do sistema que monitora os padrões de uso do usuário, usado para apresentar publicidade personalizada no celular.
- Google vai atualizar apps após acusação de tentar driblar exigência da App Store
- Novo sistema de privacidade da Apple é vitória para os usuários, declara Mozilla
- Redes de publicidade publicam carta pedindo “diálogo” sobre restrições do iOS 14
A alteração acontece às vésperas da entrada em vigor dos novos recursos de privacidade do iOS. O sistema operacional da Apple irá apresentar uma notificação em apps que usam o sistema de rastreamento do smartphone, que obrigará o usuário a concordar ou não com a coleta de dados pelo aplicativo.
No lugar das propagandas altamente personalizadas em seus apps, o Google vai passar a exibir anúncios mais genéricos, sem poder acessar todo o histórico de uso do aparelho. A publicação da empresa sugere que ela preferiu oferecer anúncios menos eficientes a assustar os usuários com um alerta de coleta de dados.
A empresa se comprometeu ainda a incluir os novos selos de privacidade em seus apps oferecidos na App Store, sem anunciar um prazo para isso. Desde 8 de dezembro, a informação sobre a coleta de dados passou a ser obrigatória nos aplicativos enviados para atualização na App Store, o que a empresa evitou sem lançar novas versões deles desde a data.
Fonte: Google