Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Redes de publicidade publicam carta pedindo “diálogo” sobre restrições do iOS 14

Por| 14 de Setembro de 2020 às 22h40

Link copiado!

Thom Bradley
Thom Bradley
Tudo sobre Apple

Diversas organizações e redes de publicidade online se juntaram para escrever uma carta conjunta e pedir mais “diálogo” com a Apple antes que ela efetivamente estabeleça suas novas políticas de privacidade no iOS 14. A próxima versão do sistema operacional possui recursos que poderão impactar gravemente a atuação dessa indústria, dificultando ou até mesmo impedindo o oferecimento de anúncios publicitários customizados ao internauta.

O que acontece é o seguinte: no iOS, o usuário verá uma janela popup toda vez que abrir um app pela primeira vez. A janela pergunta se ele deseja permitir que aquele software lhe rastreie pela web e em outros aplicativos, sendo que o cidadão pode optar por aceitar ou não. “Seus dados serão usados para entregar anúncios personalizados para você”, explicita o novo sistema operacional.

Essa caixa de diálogo ao Identifier for Advertiser (IDFA), um identificador único atribuído a cada iGadget que é usado pelas redes de publicidade para rastrear um usuário sem necessariamente ter que se apoderar de suas informações pessoais. Mesmo tal informação sendo anonimizada, a Apple ainda quer dar mais poder ao usuário, permitindo que ele escolha se deseja receber conteúdos de marketing direcionados ou não.

Continua após a publicidade

“Em particular, esperamos entender melhor a justificativa específica para tais mudanças, como as mudanças serão implementadas e quais etapas podem ser tomadas por profissionais de marketing, editores, desenvolvedores de aplicativos e outras partes para garantir que a funcionalidade crítica seja preservada”, explica a carta da assembleia. Os reclamantes afirmam que os impactos da alteração podem ser drásticos.

Vale lembrar também que, recentemente, o próprio Facebook criticou o novo sistema e afirmou que, por conta dele, os anúncios para iOS podem perder até 50% da eficácia em um futuro breve. “Sabemos que isso pode impactar seriamente a capacidade de publicadores monetizarem pelo Audience Network e, apesar de nossos esforços, pode tornar o recurso sem eficácia no iOS 14 de maneira que não faça sentido mantê-lo no futuro”, explicou a rede social.

Fonte: AppleInsider