Publicidade

Discord ganha novos recursos e segurança em “atualização mais esperada”

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Outubro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Juca Varella/Agência Brasil
Juca Varella/Agência Brasil

O Discord está prestes a receber novos recursos e funcionalidades de segurança na “atualização mais esperada” pelos usuários. Com os aplicativos para iPhones e celulares Android no centro das novas experiências, o serviço de comunicação introduz editores rápidos de imagens, simplifica o uso de apps internos e incrementa a moderação de novos contatos e o combate a abusos.

Uma das principais mudanças da rodada de atualizações transforma o Discord em uma experiência mais voltada ao uso nos smartphones. “Estamos tornando a plataforma mais fácil de usar e atrativa a desenvolvedores. A ideia central é garantir ainda mais conexões entre os usuários, independentemente do que eles estão fazendo”, complementa Jason Citron, co-fundador e CEO do serviço

Fazem parte dos incrementos, por exemplo, mensagens de voz e upload facilitado de mídias, além de novos temas para os apps móveis e mudanças no modo noturno, com cores diferentes e maior contraste. A aba de notificações será modificada para se tornar mais relevante, enquanto o Discord dá uma atenção especial às buscas para que mensagens e arquivos trocados entre os usuários sejam localizados mais facilmente.

Continua após a publicidade

Além disso, entra em ação um recurso chamado Remix, que será liberado ainda nesta semana. Com ele, será possível editar, cortar e, principalmente, inserir memes rapidamente em imagens que podem ser compartilhadas diretamente pela plataforma, seja em mensagens diretas entre pessoas, grupos ou servidores. “Expressão e personalidade são importantes para os usuários, o que garantiu uma boa repercussão já nos testes com os assinantes do Discord Nitro”, complementou Petter Sellis, vice-presidente sênior de produtos da empresa.

Esse aspecto, aliás, também faz parte do que podemos chamar de uma pequena revolução na plataforma. O executivo apontou que os usuários da versão paga do sistema reagiram bem ao lançamento de novos recursos em caráter experimental, com o acesso antecipado a novidades da plataforma passando a ser parte integrante dos benefícios aos assinantes ao longo dos próximos meses.

Nos bastidores da comunicação

Continua após a publicidade

Como parte da atualização, os responsáveis pelo Discord também anunciaram melhorias nos sistemas de segurança e uma otimização dos aplicativos móveis. “As pequenas coisas que tornam a experiência mais rápida nem sempre aparecem nas notícias, mas garantimos um desenvolvimento constante de novidades para facilitar o uso”, completou Citron.

Prova disso, segundo ele, é que hoje o Discord tem um carregamento muito mais rápido em suas versões iOS e Android, com reduções de mais de 50% na espera dos usuários do app para celular. Todos os recursos, aponta o CEO, são universais e funcionam em todas as versões do serviço, não importando o dispositivo utilizado.

Os desenvolvedores também têm a ganhar com tudo isso. De maneira generalizada, o serviço de comunicação quer se livrar dos comandos usando a barra “/” para os usuários finais, simplificando a forma de interagir com bots e apps na plataforma, enquanto se livra das amarras quanto aos softwares disponibilizados. Em breve, eles não estarão mais restritos a servidores e poderão ser usados em chats privados, grupos ou qualquer outro lugar e dispositivo.

Continua após a publicidade

Nesta semana, entra no ar para os usuários dos EUA um novo portal voltado aos desenvolvedores de software, com opções adicionais de telemetria e análise de uso. Ainda, o Discord visa simplificar a monetização de apps, com o uso da mesma plataforma de assinaturas Nitro também para que os responsáveis por novos recursos possam vender seu peixe e garantir uma fonte de renda a partir do trabalho realizado.

Proteção é o que interessa

Também sob o capô, estão entrando em vigor novos incrementos de segurança, voltados principalmente a adolescentes. Entre as atualizações que começam a entrar em vigor nesta semana está um cuidado especial com o primeiro contato entre menores de idade e pessoas recém-adicionadas, com sistemas de detecção de conteúdo perigoso ou potencialmente abusivo sendo melhorados mesmo nas mensagens diretas.

Continua após a publicidade

Avisos sobre eventuais riscos e botões rápidos para bloqueio e denúncia de usuários devem ser exibidos aos usuários adolescentes, enquanto um sistema de filtragem automática deve ser aplicado a todos. Assim, fotos impróprias, mensagens abusivas e arquivos perigosos são suprimidos de forma direta, cabendo ao usuário a escolha por seguir adiante com a comunicação ou não.

Os novos recursos de segurança serão ativados por padrão assim que estiverem disponíveis, em atualizações futuras do Discord, enquanto usuários maiores de idade poderão os desligar caso desejem. As novidades também serão integradas a sistemas de controle parental, de forma que os adultos passam ter ainda mais gerência sobre a experiência dos filhos durante o uso da plataforma.

Enquanto isso, do outro lado, entra em vigor um sistema de três “strikes” antes do banimento de uma conta, com o Discord agindo de forma proativa junto aos infratores para que eles entendam onde erraram e não sigam agindo de maneira tóxica. “Segurança é um pré-requisito para manter contato com os amigos”, apontou Savannah Badalich, diretora sênior de políticas do Discord. “Com maior transparência, encorajamos a criação de cidadãos digitais melhores.”

Continua após a publicidade

A dinâmica é similar à usada em outras plataformas que são familiares aos usuários, como o YouTube, e visa punir onde se deve e promover o esclarecimento sobre políticas e comportamentos. Na visão de Badalich, se trata de uma maneira mais transparente, objetiva e inclusiva de aplicar regras de uso de forma massiva, com a perda de acesso a recursos e banimentos sendo o último recurso, usado contra pessoas tóxicas ou mal-intencionadas.