Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como tornar sua conta do Discord mais segura

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Setembro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Montagem Canaltech/Pixabay
Montagem Canaltech/Pixabay

Quando foi criado, o Discord pretendia ser uma plataforma para a comunicação entre gamers durante partidas online. Destinado a maiores de 13 anos, inclui comunicação por texto, bem como chats de voz e vídeo. A pandemia a fez crescer aceleradamente e, atualmente, mais de 150 milhões de usuários a usam mensalmente para discutir sobre os mais diversos temas: streaming, jogos, cibersegurança, educação, música, anime e outros.

No Discord, os participantes da rede podem fazer transmissões e compartilhar sua tela com outras pessoas de um grupo. O serviço oferece, ainda, integração automática com jogos e outros aplicativos — o que permite que os usuários visualizem perfis ou ingressem em jogos de terceiros.

Muitos aspectos da plataforma ainda são desconhecidos dos usuários. Isso atrai cibercriminosos que tentam se aproveitar das vulnerabilidades. “Como atrai adultos, crianças e adolescentes, é importante conhecer essas características para garantir um entretenimento seguro”, lembra Martina López, pesquisadora do Laboratório da Eset América Latina.

Continua após a publicidade

Cada servidor e cada canal tem uma lista de permissões detalhada: é possível silenciar outros usuários e o Text To Speech (TTS) da própria aplicação. Cada participante pode, ainda, personalizar a experiência: o relacionamento com outros, o nível de privacidade, a utilização de dados e outros.

Outras opções facilitam a integração com jogos. “O Discord tem um alto nível de anonimato: para se cadastrar basta indicar sobrenome, usuário, e-mail e idade. Como acontece com outras plataformas e redes sociais, esse é o cenário ideal para que hackers realizem ações maliciosas”, destaca Martina.

Além de ciberbullying e doxing (coleta e publicação de informações privadas para pressionar e prejudicar alguém ou levá-la a sofrer assédio), foram relatados casos de ideologias extremistas — políticas, religiosas ou sociais — e de comunidades de ódio contra personalidades em particular. “O número de reclamações e encerramentos de contas por violação (cyberbullying, spam, crime cibernético e assim por diante) cresceu significativamente: de 26.886 reclamações em janeiro de 2020 para mais de 65 mil em dezembro."

Continua após a publicidade

Algumas ações simples podem ajudar a proteger a conta do Discord. Veja a seguir!

1 – Senha

Escolha uma senha complexa e ative a autenticação em duas etapas. Essa opção pode ser encontrada em Configurações > Minha conta > Autenticação em duas etapas. É necessário ter um aplicativo autenticador, como o Google Authenticator.

Continua após a publicidade

2 – Informações pessoais

O Discord não tem perfil semelhante ao de outras redes, como Facebook e Instagram. Mesmo assim, é importante lembrar que, ao interagir com outros usuários (em chat de texto, bate-papo por voz ou videochamada), vale manter o anonimato.

3 – Privacidade

Os controles de privacidade e visibilidade de contas recém-criadas são pouco restritos. Por isso, o usuário deve se responsabilizar por configurá-los. Uma das opções para responsáveis por menores que utilizam a plataforma é a revisão das imagens recebidas e a possibilidade de denunciar conteúdo impróprio.

Continua após a publicidade

3.1 – Mensagens diretas

Em Servidor > Configigurações de Privacidade, é possível ajustar as configurações de notificações e de servidores, bem como a privacidade de cada servidor individualmente. Basta Ativar/Desativar a opção para bloquear Mensagens Diretas de usuários que não estiverem na lista de amigos.

3.2 – Bloqueios

Continua após a publicidade

A lista de Mensagens Diretas tem um menu de acesso rápido para perfis de usuários. Clicar em @NomeDeUsuário abre o perfil e, nos três pontinhos no canto superior direito, é possível encontrar o menu que permite bloqueá-lo.

3.3 – Pedidos de amizade

Pedidos de amizade têm privilégios que podem ser alterados. Esse menu está em Configurações de Usuário > Privacidade e Segurança.

Continua após a publicidade

Todos: qualquer um que saiba sua DiscordTag ou esteja em um servidor com você pode enviar um pedido de amizade. Essa opção ativa automaticamente as opções Amigos de Amigos e Membros do Servidor.

Amigos de Amigos: para que alguém o adicione, é necessário que tenha um amigo em comum com você. É possível verificar isso no perfil de usuário, na guia Amigos em Comum próxima à guia Servidores em Comum.

Membros do Servidor: quem estiver num mesmo servidor que você pode lhe enviar um pedido de amizade. Se a opção for desativada, apenas quem tiver um amigo em comum com você poderá adicioná-lo.

Além disso, Amigos de Amigos e Membros do Servidor podem ser ativados ou desativados, para permitir mais personalização em relação aos pedidos de amizade. Par adicionar apenas amigos e nunca ser adicionado por outros, desative as três opções.