O que são prompts no ChatGPT?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Quando você conversa com o ChatGPT ou qualquer outro chatbot de IA generativa, precisa iniciar toda interação com um prompt. Esse comando vai dar todas as informações que a IA precisa localizar para desenvolver uma resposta, portanto é muito importante entender o conceito para receber resultados mais refinados.
O que é um prompt no ChatGPT?
O prompt no ChatGPT é um comando em texto que o usuário precisa enviar para a IA a fim de obter uma resposta da ferramenta. É com base nas informações desse texto que a ferramenta vai analisar o comando e desenvolver uma resposta com base em todos os dados disponíveis no modelo que a abastece.
Normalmente, isso é associado a uma pergunta ao ChatGPT, mas também pode ser enviado como uma ordem, sugestão ou afirmação, como “crie um poema sobre o ChatGPT” ou “liste os maiores rios do mundo”. A grande vantagem é poder enviar os comandos com linguagem natural, ou seja, qualquer pessoa pode digitar o prompt da forma que preferir e obter respostas complexas a partir de um simples pedido em texto.
Os prompts de comando são comuns em outras áreas da tecnologia e da computação, que incluem interfaces voltadas para que os sistemas operacionais executem tarefas a partir de códigos em texto.
Como melhorar um prompt
O nível da resposta do ChatGPT vai depender das informações contidas no prompt: se o comando for um texto simples e curto, a IA pode trazer um resultado mais genérico e às vezes sequer resolver a dúvida inicial, mas um pedido mais longo e refinado pode proporcionar uma resposta mais adequada para as demandas do usuário.
Portanto, na hora de conversar com a IA, foque sempre em oferecer a maior quantidade de detalhes num único prompt para obter os melhores resultados. A plataforma não tem limite de caracteres, então não há problema em criar um comando extenso.
Confira algumas dicas para isso:
- Use uma linguagem direta e explicite qual tipo de resultado você quer;
- Dê mais detalhes sobre o contexto (quem é o público-alvo, para qual lugar o texto deve ser destinado, entre outros fatores);
- Informe o tom de resposta que deseja receber (algo mais formal ou informal, curto ou longo, por exemplo);
- Ofereça materiais de referência, como um site específico ou instruções com base nas regras de uma empresa.
Instruções ao ChatGPT
A ferramenta da OpenAI também possui um ajuste que permite personalizar as respostas com antecedência — dessa forma, você não precisa enviar prompts detalhados a cada nova conversa.
Nesse caso, é possível preencher dois campos de texto: um deles é usado para fornecer todas as informações que o ChatGPT precisa saber para fornecer as respostas, como a empresa em que o serviço é utilizado e o tipo de linguagem usada. O segundo dá instruções diretas para a IA formular a resposta, como o tamanho do texto, o tom de linguagem e a formatação.
Siga estes passos para usar o recurso:
- Abra o ChatGPT via navegador ou app para celulares;
- Clique na foto de perfil;
- Selecione “Personalizar o ChatGPT”;
- Digite as instruções.
Agora que você já sabe o que é um prompt, pode conferir sugestões de comandos legais para a plataforma.