Como abrir uma disputa no AliExpress
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •
Abrir uma disputa no AliExpress é o procedimento necessário para obter o reembolso de uma compra que não foi entregue ou não atendeu às expectativas. O recurso faz parte da proteção ao comprador na plataforma e abre um espaço para dialogar diretamente com o vendedor para negociar os termos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como rastrear compras do AliExpress
- Como cancelar um pedido no Aliexpress
Neste artigo, o Canaltech tira as seguintes dúvidas:
- Como abrir uma disputa no celular e no PC
- Como funciona a disputa
- Como pedir reembolso de compra no AliExpress
- Como entrar em contato com o AliExpress
Como abrir uma disputa no AliExpress
Você pode iniciar uma disputa com o vendedor no AliExpress a partir do site ou do aplicativo da plataforma de marketplace. Veja como:
Pelo celular
Siga estes passos para abrir uma disputa pelo app do AliExpress:
- Acesse sua conta no app;
- Toque em “Meus pedidos”;
- Selecione a compra na qual deseja pedir o reembolso;
- Pressione “Abrir disputa”;
- Preencha o formulário com todos os detalhes do pedido;
- Escolha entre o reembolso total ou parcial da compra e informe se vai devolver o produto;
- Envie para análise.
Pelo computador
Para abrir uma disputa pelo computador, faça o seguinte:
- Entre em sua conta no AliExpress;
- Acesse a área de pedidos;
- Abra uma compra;
- Selecione “Abrir disputa”;
- Insira todas as informações;
- Escolha entre o reembolso total ou parcial e informe se vai devolver o produto.
Como acompanhar a disputa
Após preencher o formulário, o AliExpress entra em contato com o vendedor, que tem cinco dias para responder e começar a negociar os termos do reembolso. Durante o período, você pode retornar à área da disputa para atualizar informações e adicionar novas evidências, por exemplo:
- Acesse a lista de pedidos;
- Entre em “Pedidos em disputa”;
- Atualize com novas informações.
O que é disputa?
A disputa é uma forma de entrar em contato com o vendedor para pedir o reembolso de um pedido que não foi entregue ou não atendeu às expectativas do cliente. Como o AliExpress é um marketplace que conecta diferentes lojas aos consumidores, a plataforma pode atuar como mediadora nessas situações.
O recurso pode ser usado em até 15 dias após a confirmação da entrega do pedido e a empresa vendedora tem até cinco dias para responder. Então, o site cria um espaço em que ambas as partes podem conversar e decidir os principais termos, como a devolução do produto e a escolha por um reembolso total ou parcial.
O consumidor pode escolher entre aceitar a proposta do vendedor ou continuar a negociação — se o impasse continuar, a própria plataforma apresenta uma sugestão para o caso. Quando não há retorno do vendedor, o AliExpress devolve todo o dinheiro da compra.
Como pedir reembolso no AliExpress
Só é possível pedir reembolso no AliExpress após criar uma disputa. Em alguns casos, a pessoa compradora ainda precisa conversar diretamente com o vendedor, mas a plataforma pode agilizar o processo em casos de falha na entrega ou avarias no produto.
Como entrar em contato com o AliExpress
Você pode entrar em contato com o AliExpress apenas pelo site ou pelo aplicativo para celulares. A central de atendimento ajuda a tirar dúvidas, monitorar a entrega e guiar o consumidor em casos de troca ou cancelamento de pedido.
Leia também:
- Como contestar o resultado de uma disputa no AliExpress
- Como rastrear pedido na Shopee
- Como usar o serviço de rastreamento dos Correios
VÍDEO: AINDA dá pra COMPRAR no Aliexpress?