Como usar o serviço de rastreamento dos Correios

Como usar o serviço de rastreamento dos Correios

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 28 de Outubro de 2021 às 09h00
Matheus Bigogno/Canaltech

Os Correios oferecem aos seus clientes um serviço gratuito para que possam fazer o rastreamento de suas encomendas. A seguir, aprenda a como rastrear pacotes no site e no aplicativo dos Correios.

Como rastrear uma encomenda nos Correios

A consulta é rápida, prática, e pode ser realizada diretamente no site ou no app da estatal: você digita o código de rastreio, que foi gerado no momento da postagem, e, feito isso, já pode saber o status do envio. Confira abaixo o passo a passo para utilizar o serviço de rastreamento dos Correios.

Acesse o site dos correios no computador

Pelo computador, abra o site de rastreamento dos Correios. Na seção "Acompanhe seu objeto", informe o código de rastreio ou o número do seu CPF ou CNPJ e clique no ícone de uma lupa para buscar o item. Se você optar pelo CPF/CNPJ, será necessário fazer login com seu cadastro no site dos Correios.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Acesse o site dos Correios, informe o código, CPF ou CNPJ no local indicado e busque pela encomenda (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Preencha o captcha para visualizar o rastreio

Antes de mostrar o andamento do envio e entrega da sua encomenda, o site dos Correios pede que você digite o captcha, que nada mais é do que o texto distorcido que aparece na imagem à esquerda. Digite o texto e clique mais uma vez no ícone de lupa, ao lado da barra de busca.

Na tela seguinte, digite o texto da imagem e você já poderá acompanhar cada uma das etapas do envio (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Acesse o aplicativo dos Correios no celular

Além do site dos Correios, é possível acompanhar o envio e entrega de encomendas pelo aplicativo da estatal. Para esta ação, acesse o app dos Correios (Android | iOS) e, na tela inicial, toque em “Rastreamento”.

Acesse o app dos Correios e toque em "Rastreamento" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Informe o código de rastreamento do objeto

Na próxima tela, você verá uma barra de busca no topo da tela. É por ela que você digita o código de rastreio da encomenda. Também dá para ler um código de barras, caso você tenha o código da encomenda em mãos.

Há ainda a opção "CPF", bem no canto superior direito da tela para você acessar sua conta no site dos Correios, e um botão de "+", que tem a mesma função do recurso básico de busca, mas com a diferença que você pode acrescentar uma descrição ao objeto, facilitando sua identificação.

A opção "CPF" é mais indicada para quem já possui cadastro nos Correios (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Visualize o status do envio e entrega

Uma vez inserido o código, você já tem acesso ao histórico de envio e entrega daquela encomenda. Você ainda tem a opção de salvar o item usando o botão "Salvar Objeto", na parte inferior da tela. Assim, você pode localizá-lo mais rapidamente pelo app dos Correios.

Na aba seguinte, você poderá visualizar cada uma das etapas do envio (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

As encomendas ficam salvas nas abas "Em trânsito", quando ela ainda não foi entregue ao destinatário, e "Entregues", para pacotes em que os Correios já concluíram a entrega.

Itens entregues ou que ainda não chegaram ao destinatário podem ser salvos no app dos Correios (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Agora você pode utilizar o serviço de rastreamento dos Correios para acompanhar melhor o status do envio das suas encomendas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.