Publicidade

Clubhouse começa a liberar entrada sem convites na plataforma

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2021 às 09h25

Link copiado!

Divulgação/Clubhouse
Divulgação/Clubhouse

Sem alarde, o Clubhouse começou a chamar pessoas que fizeram o pré-cadastro e aguardavam na lista de espera para entrar na plataforma. São usuários que desejavam conhecer a plataforma, mas não receberam convite formal de quem já estava nos bate-papos. Este pode ser um primeiro passo para abolir a necessidade de convocação prévia como critério de ingresso na rede social de chats por áudio.

Nesta quinta-feira (24), usuários do Twitter relataram terem recebido mensagens de texto da rede com a permissão para adentrar nas salas. Aqui no Canaltech, dois números que não tinham sido convidados por ninguém também foram "premiados" com a entrada no sistema.

Continua após a publicidade

O movimento é uma clara resposta ao lançamento dos concorrentes Live Audio Rooms, do Facebook, e Greenroom, do Spotify, sem contar no fortalecimento do Spaces, do Twitter, que começou a liberar ferramentas de monetização para alguns usuários.

Diante da ameaça, ao que parece, a equipe de desenvolvedores correu para trazer as pessoas que aguardavam a oportunidade de participar das rodas de debate, palestras, podcasts e outros conteúdos bacanas, a fim de reter público e atrair mais interessados. Agora, resta saber se os ingressantes vão aderir em massa ao sistema ou se é tarde demais.

Continua após a publicidade

Até o momento, a rede social por voz ainda não se pronunciou oficialmente sobre uma possível flexibilização.

Exigência dos convites

Antes disso, a única forma de acessar as conversas de áudio era com cadastro realizado a partir do link enviado por algum participante. Essa estratégia, segundo o Clubhouse, era para evitar sobrecarga dos servidores, afinal a estrutura física do app não estava preparada para o boom que ele teve.

Continua após a publicidade

Com o passar do tempo e o aumento da popularidade, a necessidade de convites começou a limitar o crescimento do aplicativo. De fevereiro para cá, os downloads começaram a despencar mês a mês no iOS, o que obrigou os desenvolvedores a correr para lançar uma versão para Android.

O desembarque no novo sistema operacional deu um fôlego a mais para a plataforma, que alcançou a marca de 2 milhões de downloads em apenas duas semanas. Mas os convites continuavam freando o crescimento da base de usuários.

Atualização do ícone

Continua após a publicidade

No início da semana, a rede social havia atualizado o seu ícone no iOS para homenagear a ativista brasileira Dandara Pagu. Ela ficou famosa no app ao promover debates políticos e sociais para construir diálogos sobre os desafios de ser uma mulher preta no Brasil, entre outros assuntos.

Dandara já participou de conversas com grandes personalidades brasileiras, como a cantora Preta Gil, o apresentador Luciano Huck e o diretor de televisão Boninho. Fora do Clubhouse, ela trabalha como produtora e defende o body positivity, voltado para valorização da aceitação do corpo e pelo direito de minorias discriminadas.

“Nós acreditamos que Dandara representa a comunidade do Clubhouse como ninguém e ter o seu sorriso recebendo pessoas do mundo todo na nossa plataforma nos deixa muito orgulhosos”, declarou a plataforma via comunicado.

Continua após a publicidade

O que você, canaltecher, acha disso? Deseja experimentar o Clubhouse e está feliz com os concorrentes ou acredita que essa onda dos chats de áudio é uma moda passageira? Deixe sua opinião nos comentários.



Fonte: Clubhouse, Twitter