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Clubhouse vai abandonar necessidade de convite para entrar na plataforma

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2021 às 12h45

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Divulgação/Clubhouse
Divulgação/Clubhouse

Com o crescimento exponencial do Clubhouse no Android, as atenções que estavam focadas em outras redes sociais começaram a retornar para a plataforma de chat por voz. Para aproveitar esse embalo, a companhia pretende trazer novidades a fim de agradar a esse novo público.

A principal delas certamente é o fim da necessidade de convite para adentrar na rede. Esse é hoje um dos maiores obstáculos para o crescimento do Clubhouse no mundo: só entra quem tiver algum conhecido por lá e isso impede que muita gente se aventure pelo bate-papo por voz. Quem mora em grandes cidades ou tem um círculo de amizades grandes talvez não tenha problema, mas quem está fora destes requisitos acaba barrado.

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O cofundador e CEO do Clubhouse Paul Davison declarou que o aplicativo pode extinguir o sistema de convites até agosto. Não há uma data confirmada, apenas a promessa de que isso deve ocorrer em breve para aproveitar o bom momento do desembarque no Android.

No início, essa metodologia de convites foi adotada porque eles tinham uma equipe pequena para gerenciar a plataforma e moderar o conteúdo. Se o crescimento fosse muito rápido, poderia haver também sobrecarga nos servidores, o que prejudicaria a experiência. Além disso, pode ter sido parte da estratégia de marketing: quem conseguia adentrar se sentia “especial”, como um membro de uma sociedade secreta.

Link com outras redes sociais

Outro passo anunciado pela rede é a possibilidade de vincular a conta do Clubhouse a outras mídias sociais, no intuito de garantir melhor integração. Usuários beta do aplicativo começarão a visualizar uma opção para adicionar suas contas no Twitter e no Instagram na seção do perfil.

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Em uma próxima atualização, a rede deve trazer um recurso para seguir determinado perfil ou sala de sua preferência. Se a pessoa gostou muito de um debate naquela sala, ela poderá usar um botão para receber notificações sempre que um novo conteúdo for disponibilizado.

No mesmo sentido, se um clube tiver mais de um evento programado, os usuários poderão rolar por todos os próximos eventos na página e definir um alerta para aquele que planeja ingressar. No dia e horário indicados, o aviso chegará no celular da pessoa e ela poderá acompanhar a discussão em tempo real.

Concorrência pronta para atacar

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É fundamental que o Clubhouse se mexa com bastante rapidez para trazer novidades para o iOS e, principalmente, para o Android, afinal os concorrentes estão com "a faca nos dentes" para arrebatar o público que anseia pelas conversas por voz. O principal rival até agora o Twitter Spaces, que já liberou a criação de salas para pessoas com mais de 600 seguidores, além de ferramentas de monetização, como a cobrança de ingressos.

O Facebook e o Instagram estão adaptando seus sistemas para possibilitar a criação de salas apenas de áudio, valendo-se da sua popularidade para garantir a adesão. A ByteDance, criadora do TikTok, o Discord, o Reddit e até o Spotify já anunciaram a intenção de adentrar neste novo mundo com adaptações ou apps exclusivos para permitir a troca exclusiva de papos por áudio.

Apesar de ter explodido no final do ano passado, o Clubhouse existe desde março de 2020 no iOS. A plataforma explodiu após figuras importantes do mundo da tecnologia a utilizarem: Elon Musk, dono da Tesla, e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, foram os mais notáveis incentivadores da rede.

Fonte: TechRadar